sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

"Barbosa Vence Eleição?"

Agora sim parece que Barbosa Neto (PDT),vencerá as eleições em Londrina , depois de uma anaeróbica reunião no Hotel Cristal, um grupo de fantasticos e expressivos partidos de Londrina declararam que comporão a locomotiva Barbosa-Belinatista , capitaneada pelo primeiro. Os gigantes que já declararam apoio são: PP (do cassado Antonio Belinati) PRB (do Pastor Renato Lemos personagem que sobreviveu o escândalo da câmara), PT do B (de Marcelo Urbaneja aquele do sindicato, que passou o primeiro turno, malhando o agora aliado) e é claro o fantástico PSC que dispensa comentários.
Parece que esse será o caminho para que o PDT tenha alguns atores no seu bonde, já que os demais partidos que compuseram com ele no primeiro turno (PPS, PTB) estão num constrangimento total depois de Barbosa haver pisado no que disse , e apoiado o prefeito cassado Antonio Belinati (PP).

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

"3º Turno "

Batido o martelo o TRE decidiu em menos de 20 minutos pela convocação de novo segundo turno para o cargo de prefeito, entre os dois candidatos derrotados Barbosa Neto (PDT),que havia sido derrotado já no primeiro turno, e Hauly (PSDB) que havia disputado em quatro oportunidades e sido derrotado em todas, a última perdeu para Belinati, que aliás já o derrotou duas vezes, segundo o TRE a campanha já poderá começar a partir da publicação da decisão no diário da justiça , o que deve ocorrer nos próximos dias.
Agora resta saber como se portarão os partidos na cidade, PTB, PPS, PSB, que estiveram do lado de Barbosa parecem que já não entrarão nesta barca, por outro lado o PSDB deverá contar com o apoio do PMDB, e receber apoios ainda que velados de outras siglas incluindo àquelas que estiveram com Barbosa e agora não se sentem muito confortavel de estar junto de Barbosa e Belinati.
O PT provavelmente fará indicação de voto ou manterá a distancia prudencial, já que depois do abraço de Barbosa a Belinati, dificultou uma virtual aliança entre PT-PDT em Londrina, e no caso de PSDB de Hauly, não parece ser um caminho ideológicamente fácil de tragar e mais dificil ainda de explicar.
Já Barbosa deve ter uma enxurrada de pequenos e "gulosos" partidos indo junto a sua candidatura, provavelmente os mesmos que se aliaram para tentar eleger Sandra Graça (PP) presidente da câmara.`
Agora quanto a eleição em sí, penso que será marcada pela apatia e pelo abstencionismo, o que poderá favorecer o candidato mais persistente do pleito . . .é aguardar para ver . . . e logo veremos . . .

"Fórum Social Mundial"

CARTA ABERTA AO FORUM SOCIAL MUNDIAL - Belém
CARTA ABERTA AO MINISTRO JOSÉ GOMES TEMPORÃO

Em Apoio ao Reconhecimento do SUS como Patrimônio da Humanidade
Nos marcos dos 20 anos do surgimento do Sistema Único de Saúde - SUS, ao amparo da Constituição cidadã de 1988, a Central de Movimentos Populares se dirige publicamente a V.Exa. manifestando o apoio dente entidade à campanha pelo reconhecimento do SUS como Patrimônio Sócio-Cultural da Humanidade, buscando a outorga desse título pelos organismos competentes no âmbito da Organização das Nações Unidas.
Aproveitamos esta oportunidade para compartilhar com V.Exa. das nossas preocupações quanto às urgentes necessidades de aperfeiçoamento da gestão, financiamento e controle social, num processo de reflexão critica e autocrítica destes vinte anos de concepção do SUS:
Consideramos o SUS como um sistema em permanente construção, para dar conta de acompanhar o dinamismo da nossa sociedade, suas demandas e necessidades fundamentais em relação à atenção e promoção da saúde.
O SUS representa a superação de uma fase histórica em que os avanços na área sanitária eram impostos sem nenhuma participação popular (como na "revolta da vacina", no inicio do século passado) e, pós Revolução de 30, quando a atenção e a assistência saúde eram restritas às camadas minoritárias da população que tinham cobertura previdenciária.
Sendo a espinha dorsal do SUS a atenção básica e o controle social de todo o sistema, impõem-se o apoio e o aperfeiçoamento de todos os fatores envolvidos, sociedade civil organizada, gestores e governantes, para lograrmos êxito na aplicação dos fundamentos do sistema.
Unimo-nos àqueles segmentos que lutam pela retomada das bases sociais e políticas que ensejaram a criação do Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, dentro do objetivo estratégico de garantir o SUS como política pública de saúde, centrado - avançando em relação à realidade atual - em um sistema público e estatal, superando as profundas contradições e debilidades atuais, geradas pelo poder econômico inerente à rede privada, que derivou para uma indesejável hegemonia na área da saúde como um todo.
Impõe-se, então, o fortalecimento do SUS nessa perspectiva, de aprofundamento do seu controle social, da participação popular, de engajamento dos movimentos sociais e populares, no campo e na cidade, na perspectiva, reiteramos, de avançar para um sistema publico e estatal.
Para tanto, defendemos uma carreira nacional para os trabalhadores do SUS, defendemos que os conselhos de saúde tenham plena autonomia de funcionamento, descartando qualquer subordinação ou cooptação do segmento de usuários pelos gestores e governantes; os 5.564 conselhos municipais existentes, que são o pilar de um sistema que tem a sua ação marcada pela municipalização, devem funcionar com plena autonomia e apoio material do governo local, em beneficio de todos os segmentos, particularmente os usuários.
Os conselhos não devem ficar restritos à institucionalidade, devendo dialogar diretamente com os movimentos sociais para que tenham eficácia na formulação das políticas e fiscalização das mesmas.
Os conselhos de saúde devem se afirmar como instrumentos de impulso às organizações populares, visando construir um país justo e solidário, com melhor distribuição de sua renda e riqueza e superando as desigualdades regionais, em consonância com as diretrizes contempladas no escopo do SUS.
Frente à recorrente campanha orquestrada pelas classes dominantes contra o SUS, devemos contrapor "a nossa propaganda", utilizando os canais formais e informais de comunicação dos movimentos populares, que a recente realidade política do pais já demonstrou eficaz em contraposição à histeria da grande mídia. Devemos lançar mão da nossa capacidade de comunicação popular contra aqueles que se opõe às políticas publicas e à participação popular na sua concepção e fiscalização.
Devemos nos empenhar em passar para a sociedade que o SUS é universal, integral e equânime, que se sobressai como sistema de saúde em todo o mundo; que acolhe qualquer ser humano, independentemente de sua classe social, faixa de renda ou nacionalidade; vamos mostrar que o prefeito e o secretario de saúde municipal são os gestores do SUS que estão ao alcance do cidadão, mostrar também que políticas publicas de maior visibilidade, como o SAMU, a Vigilância Sanitária, o Programa Nacional de Imunização etc etc são parte integrante do SUS.
Vamos reafirmar que o SUS é a maior e mais ampla política de inclusão social deste País. Todos os 190 milhoes de brasileiros e mais a população flutuante estrangeira têm direito de acessar o sistema, desde a atenção básica até à mais alta complexidade. Mesmo quem paga plano de saúde, medico particular (descontando depois no Imposto de Renda), pode também acessar o SUS, o que cria um colchão de segurança para todas as famílias sem exceção alguma.
Para fortalecer e aperfeiçoar o funcionamento do SUS, defendemos:
* Que aumente a sua capacidade de funcionar como um dos vetores do desenvolvimento econômico, gerador de emprego e renda.
* Que se reafirme como instrumento da defesa da soberania nacional e do direito à vida acima do lucro, promovendo a quebra de patentes de produtos medicos e farmacêuticos, sempre que for necessário.
* Que se ampliem e fortaleçam os canais de interlocução entre governos, gestores e conselhos, reforçando a autonomia desses últimos.
* Que se promova um nivelamento entre o que preconiza o SUS e o que se aprende nas universidades, na medida em que estas ultimas tendem a privilegiar a formação de profissionais na lógica do mercado.
* Que se construa uma ampla frente de gestores, trabalhadores e movimentos sociais pela regulamentação da EC 29 e a aprovação da CSS como fonte de financiamento do SUS.
* Que se considere a formação de profissionais em outros paises, não pela ótica xenófoba e da exclusão, mas pelo conteúdo de sua formação como a dos médicos brasileiros formados pela Escola Latinoamericana de Medicina de Cuba; esses médicos, que vêm sofrendo abjeta discriminação das entidades medicas contam com uma parceria mais comprometida do Min da Saúde, cuja Secretaria responsável pela solução das pendências desse segmento mostra-se insensível às demandas dos movimentos que enviam esses jovens a Cuba e que defendem a sua incorporação imediata ao SUS, para dar conta de atender 500 municipios que não tem um medico sequer, os territórios da cidadania, as comunidades indígenas, as comunidades quilombolas e os assentamentos de reforma agrária. O SUS é uma conquista do povo brasileiro e também de toda humanidade!
O Brasil é um país generoso, solidário, que acolhe dezenas de raças, etnias, religiões.Somos o país da diversidade racial, étnica e cultural. A despeito da conduta egoísta das elites dominantes, somos predominantemente o país do respeito à diferença. O SUS é a síntese de tudo isso, devendo assim ser elevado ao reconhecimento de Patrimônio da Humanidade!
Com uma vigorosa ação conjunta de todos os setores organizados da sociedade e conscientes do valor do SUS como Patrimônio da Humanidade lograremos a concretização dos ditames constitucionais para a área da Saúde, particularmente os artigos 196 e 198, da Constituição Cidadã.
Belém, 26 de janeiro de 2009
CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES

domingo, 25 de janeiro de 2009

"Eleições em Londrina"

Parece que se começa a chegar ao fim a novela sobre a eleição municipal em Londrina, o TRE já deu indicativo de realização de novo segundo turno entre os dois candidatos derrotados, já que Hauly perdeu para Belinati no segundo turno (este teve seu registro cassado dois dias depois do pleito) e Barbosa Neto , que nem ao segundo turno chegou. Sugerida pelo TRE a data de 29 de março para a realização do 3º turno que enfim definiria o prefeito de fato da cidade, e colocaria fim ao mandato interino de Padre Roque (PTB). Ainda que paire sobre o processo indefinições em relação aos recursos apresentados por Belinati no STF, o que em caso de vitória de Belinati, voltariamos a estaca zero.
Hauly por seu lado esta buscando todos os recursos para que em caso de nova eleição a mesma não possa novamente ser contestada judicialmente , e segundo o próprio relatou ao JL "Vou disputar, mas que se pronunciem sobre os recursos. Não vou bancar o palhaço mais uma vez”, ressalta.
Já o Deputado Barbosa Neto por sua vez: afirma que Belinati deveria ser empossado prefeito, mas está preparado para um novo segundo turno. “Para mim quem deveria assumir é o Belinati. Foi ele quem ganhou a eleição. Mas a decisão da Justiça deve ser cumprida. Só falta marcar a eleição e se for assim, vamos concorrer”, afirma.
Tudo caminha para a realização do novo pleito, penso que esta nova eleição será marcada pela apatia e abstenção, já que os postulantes ja demonstraram reiteradamente que não empolgam a pláteia ou diga-se o eleitorado, e creio que uma parcela importante dos que votaram em Belinati não comparecerão as urnas em protesto à decisão da justiça, e os que votaram em um ou em outro candidato já no primeiro turno não mostram tanta empolgação agora . . .vamos aguardar e façam suas apostas .. .

sábado, 24 de janeiro de 2009

"Fórum Social Mundial, CMP e os médicos graduados em Cuba"


A CMP possui um importante contingente de estudantes na Escola Latinoamericana de Medicina-Cuba. Inclusive duas dezenas deles já retornaram ao Brasil com seu diploma de Médico. Em julho deste ano,gradua-se mais um contingente de brasileiros.
Uma conhecida instituição da área medica tem desenvolvido uma furiosa campanha contra os medicos formados na ELAM. A CMP,juntamente com outros movimentos sociais, Via Campesina, Educafro,MNLM etc. estão à frente da luta desses médicos que estão organizados em uma Comissão Nacional de Médicos Formados em Cuba.Muito além do primitivo corporativismo, o veneno amplamente borrifado pela tal entidade médica decorre das diferenças cruciais entre a prática da medicina de Cuba e aqui no Brasil. A primeira, abraçada por nossos médicos, é a medicina publica, não mercantil, e voltada para a prevenção; enquanto a segunda (na contra mão do SUS), e ainda hegemônica por aqui, está voltada para o mercantilismo, a hospitalização e para a venda de medicamentos de acordo às estratégicas da industria farmacêutica capitalista global. São esses os dois campos que estão em choque antagônico nesse debate sobre a revalidação dos diplomas dos médicos brasileiros formados na ELAM.
Esses companheiros, que passaram seis anos de suas vidas como bolsistas em Cuba (bolsa integral), bancados pela Revolução Cubana, têm o incondicional apoio da CMP nessa luta pelo reconhecimento dos seus diplomas.
Tomado Jornal CMP para o Fórum Mundial Social em Belém

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

"Fidel diz estar bem, mas pede que Cuba siga de forma independente"


O líder cubano Fidel Castro afirmou hoje que está bem de saúde, mas que os dirigentes do país devem continuar trabalhando independentemente de um eventual agravamento de sua situação, conforme escreve em um novo artigo na coluna "Reflexões".
"Eu estou bem, mas insisto, nenhum deles (os dirigentes do partido e do Estado) devem se sentir comprometidos com minhas eventuais 'Reflexões', com a gravidade de minha saúde ou com a minha morte", disse Fidel, em artigo publicado hoje no site "Cuba Debate".
No segundo artigo escrito em dois dias, após cinco semanas de silêncio, o ex-presidente disse que reduziu seus artigos para não interferir nem perturbar os companheiros do partido e do Estado nas decisões importantes que devem tomar.
"Reviso os discursos e materiais elaborados por mim ao longo de mais de meio século", explicou Fidel, em artigo em que fala do novo presidente americano, Barack Obama.
"Recebo informação e medito de forma sossegada sobre os eventos. Espero não desfrutar de tal privilégio dentro de quatro anos, quando o primeiro período presidencial de Obama tenha terminado", acrescentou Fidel, que habitualmente não fala de seu estado de saúde nem de sua morte em artigos.
Com relação ao novo presidente americano, Fidel disse que Obama "já afirmou confortavelmente que a prisão e as torturas na base ilegal de Guantánamo terminariam imediatamente"
Segundo o líder cubano, isso "começa a semear dúvidas aos que cultuam o terror como instrumento irrenunciável da política externa de seu país".
O ex-presidente elogiou Obama e disse que "ninguém pode duvidar da sinceridade de suas palavras quando afirma que transformará seu país em modelo de liberdade e respeito aos direitos humanos no mundo".
Para Fidel, Obama tem um "rosto inteligente e nobre" e "havia se transformado sob a inspiração de Abraham Lincoln e Martin Luther King, para se transformar em símbolo vivente do sonho americano".
Fidel ressaltou, porém, que Obama não passou ainda pelo principal teste, que é, segundo ele, o que fazer "quando o imenso poder que tem for absolutamente inútil para superar as insolúveis contradições antagônicas do sistema".
Fidel, de 82 anos, se reuniu na última quarta-feira com a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, no primeiro encontro com um chefe de Estado desde que em novembro recebesse o líder russo Dmitri Medvedev. EFE

"Joel BIG BROTHER Garcia"


O vereador dos "holofotes" Joel Garcia (PDT), aquele que ensaiou ser presidente da camara, depois pulou no barco barbosa-belinatista , capitaneado por Sandra Graça (PP), depois a confusão sobre a planilha do transporte coletivo, e agora essa da divida da prefeitura, dividas que como qualquer ente publico ou privada tem para ser quitadas, e além disso o valor tão infimo, comparado ao dinheiro em caixa deixado pela adminstração passada, e o orçamento municipal em torno dos 700 milhões, assim Sr. Joel Big Brother Garcia , não seria mais interessante buscar saber onde o seu mais novo mestre "enfiou" os quase 200 milhões que desapareceram dos cofres públicos, cobrar da justiça que os culpados ressarçam o erário público, ao inves de a cada três semanas inventar um factóide para aparecer na TV e no Jornal . .. Já diria um amigo meu "Digas com quem tu andas , que te direi quem es" . . .

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"Eleições em Londrina"


Olha vejam, as eleições municipais para o cargo majoritário em Londrina, efetivamente foram prejudicadas pela presença na disputa de um candidato que tinha pendencias judiciais e que passou então a posar de vitima dos poderosos, a presença de Antonio Belinati prejudicou a eleição e por consequência o seu resultado desde o primeiro turno, estou certo que se a justiça houvesse decidido a situação sobre o registro de sua candidatura já no primeiro momento, o resultado do primeiro turno seria outro, e o segundo turno também seria diferente, e hoje nós não viveriamos essa indefinição sobre o futuro politico da cidade. Meu ponto de vista é corroborado por uma das varias interpretações da juiza do TRE Gisele Lemke, relatora do processo referente à nova eleição para prefeito de Londrina,ela disse em entrevista ao "Jornal de Londrina" que pretende dar seu parecer sobre o impasse político da cidade ainda nesta semana. No entanto a juíza não parece convencida da necessidade de realização do novo pleito em segundo turno apenas. Ela disse, na entrevista, que serão admitidas as hipóteses de "novas eleições gerais", desde o primeiro turno, entre "outras" possibilidades. No meu entendimento seria o mais justo e democrático.

"Sidney Souza"



Parece que pelo menos para Sidney de Souza (PTB) o "Papai Noel" chegou ainda que atrasado, veio o bom velhinho travestido de "Samurai" que o convocou para ocupar a vaga deixada pelo vereador Padre Roque (PTB) que assumiu a prefeitura interinamente, e com isso o presente para o suplente foi retornar ao legislativo municipal, Sidney Souza foi presidente da camara na última legislatura e teve seu mandato suspenso pela justiça sob a acusação de concussão, mas retornou ao cargo em seguida por força de liminar. Assim caminha a londrinidade . .. .

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"Por que o anel de casamento é usado no dedo anular"


Essa é pra descontrair .. Ah! usem a foto apenas como ilustração de como se faz o teste . . .
Existe uma interessante e convincente explicaçao chinesa para isso, vejamos: ela fala que o polegar representa os seus pais,o índice representa os seus irmãos, o dedo médio representa você, o anular representa seu esposo(a), o dedo mindinho representa seus filhos.
Agora faça o seguinte teste:
Coloque suas mãos palma com palma, depois dobre o dedo médio de ambas as mãos e os coloque entre as palmas, depois una os dedos restantes um a um digital com digital, agora tente separar os polegares que representam seus pais, se separam porque seus pais não estão destinados a viver com você pelo resto da sua vida, te deixarão mais cedo ou mais tarde, Tente separar os índices que representam aos seus irmãos,também se separarão porque eles terão suas própias vidas, agora separe os dedos mindinhos que representam aos seus filhos, também se abrem porque as crianças crescerão,se casarão e continuarão por eles mesmo algún dia, Agora tente separar seus dedos anulares , que representam aos esposos . . .Viu não os pode separar porque marido e mulher estão destinados a estar juntos para sempre. . . Tente!!

A"mesa" de negociação diz tudo...


A"mesa" de negociação diz tudo...


Publicado na Folha de S.Paulo

"Obama"




Expectativa mundial com Obama. Aqui é com os juros
A semana começa sob o impacto no mundo da posse, amanhã...



Barack ObamaA semana começa sob o impacto no mundo da posse, amanhã, do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e, no Brasil, em torno da expectativa que o Banco Central (BC), na reunião do Conselho de Política Monetária (COPOM), iniciada amanhã e concluída na 4ª feira, comece a reduzir a taxa Selic.

Dessa forma, estará criando as condições para que tenhamos taxas reais de juros de 3,5% e não de 7,0% ou 8,0%, na contramão, portanto, das economias equivalentes a do Brasil.

As cerimônias e comemorações da chegada do presidente Obama a Casa Branca se iniciaram ontem e prosseguem hoje, em Washington, mas o juramento e a posse perante o Congresso é nessa 3ª feira.

Como nos EUA, como seus cidadãos em relação à política econômica do governo Obama, aqui no Brasil também estamos à espera de uma mudança na qualidade de nosso desenvolvimento. O que pode se iniciar pela reforma do sistema financeiro-bancário, com a redução drástica do spread dos bancos, sem o que não teremos de verdade um sistema de financiamento e de crédito que cumpra sua real função.

Retirado do Blog do Dirceu

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

"Jamil Janene X Tito Valle"

Continua a luta entre o ex vereador Jamil Janene e o vereador eleito Tito Valle, o primeiro tenta cassar o mandato do segundo, acusando-o de fraude eleitoral, abuso do poder econômico e uso indevido da máquina administrativa. De acordo com a denúncia, Tito ocupou cargo vinculado à 17 Regional de Saúde e teria se beneficiado do contato com eleitores durante a campanha. Janene que seria quem assumiria a cadeira em caso que Tito fosse considerado culpado se esforça para dar veracidade a sua versão. Por outro lado o vereador Tito Valle, minimiza as acusações , diz que prestava serviços ao CIAP (que mantén convenios com a regional)e ironiza "se eu tivesse perdido a eleição, será que ele (referindo se a Jamil) estaria tão preocupado".
O o PMDB e sua direção seguem sem se manifestar públicamente sobre o épisodio, será por constrangimento ou conveniência . . .

"Reputação pesou na hora do voto, aonde?"

Matéria publicada na folha de Londrina de hoje trás resultado de uma pesquisas encomendada pelo TSE, para medir os resultados da campanha vota Brasil 2008:
Realizado pelo Instituto Nexus e divulgado ontem, o levantamento contou com duas mil entrevistas em todo o País -com exceção do Distrito Federal, onde não há eleição municipal-, colhidas entre os dias 18 e 24 de novembro de 2008.



Do total de abordados, 82% apontaram a ficha limpa do candidato como fator preponderante para o voto, 83% mostraram preocupação em escolher candidato que não recorre à compra de votos e 81% consideraram importante a não utilização de ''caixa dois'' em campanha.

Do ponto de vista negativo, em média 20% dos eleitores disseram ter votado sem pesquisar informações sobre os candidatos. A maioria (51%) informou que já conhecia os candidatos antes de votar e 30% afirmaram ter pesquisado o histórico do candidato escolhido.

A maioria dos que se preocuparam em checar o passado dos postulantes tem escolaridade superior e pertence às classes A e B. Entre os que cursaram até a 4 série do ensino fundamental, 33% não pesquisaram nada sobre os candidatos e 59% declararam já conhecer bem os escolhidos. Apenas 8% disseram que pesquisaram.

Quase a totalidade do universo de eleitores ouvidos (97%) disse confiar no sistema de votação em urnas eletrônicas.

É interessante o resultado desta pesquisa , mas o curioso é que este resultado não parece nem de longe a realidade ,ao menos na última eleição municipal aqui em Londrina já que se a reputação do candidato eleito e depois cassado tivesse algun peso no eleitorado local , (e vale lembrar que ele teve votos e muitos em todas as classes sociais) o resultado final da eleição tanto no primeiro como no segundo turno seriam muito diferentes dos apresentados , e hoje não estariamos vivendo uma situação de impasse na administração municipal.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

"Insensivel"

É impressionante como alguns setores do empresáriado brasileiro sempre buscam um jeito de se aproveitar das benesses do poder público e de "quebra" ainda prejudicar o conjunto dos trabalhadores.
Enquanto o governo federal se esforça pra minimizar os efeitos da crise financeira aqui no Brasil, ampliando linha de crédito a juros módicos, reduzindo impostos como o IPI, estimulando o consumo para entre outras coisas preservar postos de trabalho por outro lado um grupo de empresários vê a crise como uma forma de lucrar mais, arrochando salários , e demitindo trabalhadores, agora além de não estarem preocupados com o país e como a crise pode abater sobre milhões de brasileiros, ainda se negam a negociar com os trabalhadores , e propõem redução de sálarios e redução de jornada, e suspensão temporária de contratos de trabalha, e estabilidade (ao menos temporária) nem pensar.
É tudo "venha a nós , ao vosso reino nada", num momento tão delicado para o país esse grupo economico poderia estar um pouco mais preocupado com a nação, por que com certeza se o pais quebrar, não terão para quem vender seus produtos . . .

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

"Fútilidade religiosa"

Matéria publicada hoje na Folha de Londrina, que tras o titulo "Padre Roque é ex-padre", seguida de uma entrevista de meia pagina com as declarações de Dom Orlando Brandes Arcebispo de Londrina sobre o "status" do prefeito interino, tanto a matéria como a exposição do Arcebispo, não tem nenhum reflexo para a sociedade londrinense , que importância tem, se o prefeito interino é padre ou ex-padre, se é pastor ou ex-pastor , espírita ou ex-espirita, isso não muda nada e não acrescenta nada para o conjunto dos londrinenses e da administração municipal por ele conduzida interinamente, o fato de um dia ele haver sido ordenado , e depois por qualquer circustâncias da vida deixar de celebrar não ha de influenciar a condução da nossa cidade que é isso sim que nos interessa, agora por que goste de ser chamado de "Padre" que diferença faz, não chamamos muitos bacharéis e licenciados de "Doutores" sem nunca haverem feito doutorado, e porque não manter o pronome de tratamento para alguem que estudou e foi ordenado e recebeu o titulo de sacerdote , padre sei lá . . .
Pior que a matéria em si só o comentário do Ilustre Arcebispo sobre que a igreja não tem papel político, é so ver a história e o apoio que o clero pretou as oligarquias, ditaduras, citaremos aqui: Pinochet no Chile, Strossener no Paraguai, Somoza Guatemala, Batista em Cuba, e a ditadura no Brasil . .. se não apoiou se omitiu, e a omissão tambem é uma forma de tomar lado ou seja fazer politica .. .

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"Em casa" . . .


André Vargas visita prefeito interino de Londrina

O deputado federal André Vargas visitou nesta segunda-feira, 12/01, o prefeito interino de Londrina, José Roque Neto, o padre Roque, para se colocar à disposição para tocar projetos da cidade em Brasília, para falar das emendas e recursos que encaminhou para Londrina e pedir sequência nos projetos já iniciados pelo prefeito Nedson Micheleti.

Entre os destaques, Vargas falou dos dois viadutos que já estão sendo licitados pelo DNIT e que serão construídos ainda este ano na cidade: o da transposição ferroviária da Rua Clarice de Lima Castro (em frente ao residencial Anselmo Vedoato) e o chamado viaduto da PUC, na BR 369. Também destacou a importância se cobrar do governador Requião o início das obras da Estrada dos Pioneiros até a Universidade Tecnológica Federal, já que o prefeito segue para Curitiba para reunir-se com o governador amanhã.

Vargas estava acompanhado do presidente da Cohab, Carlos Eduardo de Afonseca e Silva e do presidente municipal do PT, Sidnei Santos. Também participaram da reunião o secretário de Governo, Tercílio Turini, e o secretário de Obras e Ippul, Junker de Assis Grassioto.

“Viemos oferecer nossos préstimos e falar das emendas que encaminhamos em Brasília para a cidade de Londrina. Tudo lá depende da ação parlamentar junto aos ministérios, especialmente a Casa Civil, onde temos um bom relacionamento. Sem ter ido uma vez sequer à Brasília, padre ter à sua disposição cerca de R$ 27 milhões em recursos”, destacou Vargas.

O deputado refere-se aos dois viadutos citados acima: R$ 10 milhões para o da PUC e R$ 6,5 para da rua Clarice de Lima Castro; R$ 1,5 milhão para a Praça da Juventude, cujo recurso já está disponível e o local escolhido para a licitação e os R$ 10 milhões destinados pela bancada federal no Orçamento da União para a construção de creches em 2009.

Vargas falou ainda dos recursos que obteve para a construção de oito quadras poliesportivas, que deverão ser inauguradas nos próximos dias; para a construção do Centro Cultural da Zona Sul – R$ 975 mil e reforçou a importância do prefeito interino dar seqüência na licitação dos projetos do Teatro Municipal.

Também se comprometeu a buscar recursos em Brasília para novos projetos para a cidade como viadutos, assentamentos e reorganização de fundos de vale.

Padre Roque agradeceu a visita do deputado e ressaltou a importância de se dizer o que está sendo feito pela cidade.

sábado, 10 de janeiro de 2009

"Limpar a cidade . . ."

É isso começa a administração interina do Padre Roque com a campanha, "consertando Londrina", com serviços principalmente de manutenção urbana, é bom que a administração municipal ja tenha ido elencando as necessidades imediatas e as de mais facil e rápida execução, e agora depois que a administração anterior , asfaltou 35 bairros, cobriu 56 quadras esportivas na periferia, elevou o numero de residencias com coleta de esgoto para quase 98% da cidade, garantiu o pagamento de fornecedores e funcionários em dia, ampliou e construiu variás unidades de saúde e escolas municipais, os problemas são menores , e assim já se pode ir equacionando aqueles que pareciam esquecidos, é importante fazer o bem e bem feito e reconhecer as deficiências , mais importante tambem é dizer a verdade e reconhecer o que se foi feito de bom, afinal Londrina continuará seguindo em frente . . . pra finalizar deixo uma frase de José Martí Herói nacional Cubano : "Honrar , honra" . . .

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

"Cohab"

Conforme ja adiantado por este blog, a Cohab efetivamente segue vermelha, Carlos Eduardo de Afonseca e Silva, volta à presidência da companhia, cargo que ocupou de 2001 a 2008 quando renunciou para concorrer a uma vaga na camâra municipal, Rosalmir Moreira que o substituiu assume a Diretoria Tecnica do orgão.
Parece que o PT está bem representado com filiados ou simpatizantes assumindo cargos de importancia na admisnitração interina . . .

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

"Fogo Muy Amigo"

O ex-vereador Jamil Janene (PMDB) entrou com um pedido na Justiça Eleitoral para cassar a diplomação do vereador eleito, o advogado Tito Valle, colega de partido, por este não se afastar de um cargo que se equipararia a uma função pública na 17ª Regional de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde. Valle é assessor técnico do órgão, contratado por um convênio com o Ciap, organização que presta serviços de saúde. Jamil, por sua vez, é suplente de Valle.
O pedido foi acatado nesta quinta-feira (8) – mas ainda não decidido - pelo juiz Abelar Baptista Pereira Filho, da 41.ª Zona Eleitoral, que encaminhou o caso à Promotoria Eleitoral. No pedido, acusa o colega de se aproveitar do cargo de onde não se desincompatibilizou para “captar votos irregularmente”. Jamil obteve 2.027 votos ante os 2.105 do vereador eleito. E agora hein começou mais uma polemica na politica local, agora no mesmo partido , Tito Valle alega não ser funcionário pois era e é contratado pelo famoso "Ciap" e presta serviços a 17ª Regional de Saúde , Jamil Janene diz que ele sim é , e usou o cargo para vence lo com a diferença de 78 votos . . .. ai, ai , ai .. ."lenha na fogueira . . .

"Vermelhou . . ."

Especula-se por ai que a Cohab possivelmente continuará sendo gerida por um funcionário de carreira, e que tem muita experiência dentro da companhia, alguem muito conhecido e querido dentro e fora da empresa nome que efetivamente não causará surpresas . . .é aguardar pra ver . . .

"Raul Castro condena barbárie militar de Israel contra o povo Palestino"


Raúl recebeu enviado especial do presidente iraniano

• O presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba, general-de-exército, Raúl Castro Ruz, deu as boas-vindas na tande de 7 de janeiro, ao ministro de Indústrias e Minas da República Islâmica do Irã, Exmo Sr. Ali Akbar Mezharabian, enviado especial do presidente Mahmud Ahmadineyad, portador da mensagem ao presidente cubano.

Raúl pediu para o visitante transmitir uma saudação afetuosa ao presidente iraniano, ratificou a repulsa do povo e governo cubanos à grosseira agressão israelense contra Gaza e informou-o das ações do Movimento dos Países Não-Alinhados em resposta aos crimes perpetrados pelo agressor contra a população palestina. Reafirmou também sua confiança em que se continuarão consolidando as relações entre Cuba e o Irã, baseadas no respeito e benefício mútuos.

O Sr. Mezharabian transmitiu, além da mensagem pessoal do presidente de seu país, saudações ao líder da Revolução, Fidel Castro, e ao presidente cubano, e ressaltou os sentimentos de amizade e solidariedade do povo e governo do Irã por Cuba.

Estiveram presentes também o chanceler cubano, Felipe Pérez Roque; o vice-ministro das Relações Exteriores, Marcos Rodríguez Costa; e o embaixador do Irã em Cuba, Exmo. Sr. Mustafá Alaei. •

"Hauly e as Eleições"

Surpreendente cada dia mais é o dep. Hauly, que agora ventila a possilidade de não disputar um eventual terceiro turno contra o dep. Barbosa Neto, parece mais uma estratégia do tipo de o homem com desprendimento do "poder" ou então uma forma de no futuro ter uma nova justificativa pra derrota, em caso que ela aconteça, pra mim pro deputado que já esta calejado em disputar a prefeitura e perder . . . falta um pouco mais de pulso de presença de espirito e de liderança carismatica, atributos que são dificeis de adquirilos do dia pra noite , mas que sim se podem cultivar. Agora voltando ao tema das eleições municipais , na minha opinião o mais sensato e imparcial a acontecer seria a convocação de eleições para prefeito desde de o primeiro turno, pois e inegavel que a participação do prefeito cassado influenciou o resultado da eleição, e nada mais justo de passar novamente pelo crivo das urnas todos os candidatos que foram prejudicados no pleito passado, resta esperar o posicionamento da justiça eleitoral.

"Falando em Sercomtel"

Já que o presidente interino defenda a não venda da Celular tem que ver se o prefeito interino concorda,e se concorda deve ele ( o prefeito) começar a usar um telefone da Celular e assim a ajudar a saúde financeira da companhia . . .

"Sercomtel"

O novo presidente da Sercomtel, ex funcionário da empresa Mario Jorge de Oliveira Tavares, 61, declarou ser contrário a venda da Celular este tema sempre será motivo de debate acalorados, no meu ver pelo aumento da concorrência brutal contra a Celular pelas empresas de grande porte como Claro, Brasil Telecom, Claro, Vivo etc . . . fica dificil para uma operadora local com publico alvo reduzido disputar em pé de igualdade com grandes companhias que podem dar deste tarifa zero, aparelhos gratis, sem número de promoções para atrair novos clientes, e a nossa Celular que poderia oferecer para seus clientes e para atrair novos e expandir-se, sem comprometer sua receita, é muito bonito fala a Sercomtel e de Londrina e como tal tem que permanecer , mais para permanecer os londrinenses eu e vc deveriamos todos ter telefones celulares da Sercomtel . . .Você tem? Agora deviriamos sim buscar uma estratégia de fortalecimento da fixa e expandi-la cada vez mais pq nessa nos temos melhores condições de disputa no mercado, e ir buscando alternativas ou parcerias para a sustentaabilidadae da Celular e deixar de lado as paixões, já quem nem todos compram telefones celulares "por paixão à Londrina" ou à sua operadora . .. seguimos na luta . . .

"Folia de Reis"

O folclórico vereador Joel Garcia , ja saiu com a nova depois de jogar em todos a equipes na disputa pela presidência da camâra, tentar ser capitão da equipe e arbitro da partida e ao final ter "pedido pra sair", agora vem com a tese da CPI do transporte coletivo, não questiono o mérito em si do tema que versa sobre o aumento da tarifa, bloqueado pela justiça, mais sim na facilidade que tem o vereador de se armar de factóides , para poder de vez em quando estar na mídia . . . é assim caminha a nossa londrinidade . . .

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

"Construindo a cidadania - Direito de ter direitos"

Posto abaixo um texto escrito por uma distante amiga la de Porto Velho - Rondonia que tambem tem acompanhado nosso blog. Espero que gostem . . .

As vezes é dificil entender que este mundo não está pronto.
E que ele é assim, do jeito que é, porque nós o fazemos assim.
O mundo é o que fazemos dele em cada lugar e em cada momento.

Está aí a importância de saber direito o que é cidadania.
É uma palavra usada todos os dias e tem vários sentidos.Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente.

Cidadania é o direito de ter uma idéia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É processar um médico que cometa um erro. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser , de qualquer raça de qualquer cor, de qualquer genero ou opção sem ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido.

Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania, respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento, está o respeito à coisa pública.

Foi uma conquista dura, Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de voltar. Lutou-se pela idéia de que todos os homens merecem a liberdade e de que todos são iguais diante da lei.



Thaila Sabrina
Porto Velho
Rondonia

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

"Secretariado"

Foi divulgado hoje o novo secretáriado da administração municipal de Londrina, comandada interinamente pelo vereador Padre Roque (PTB), segue abaxio a relação dos secretários nomeados na tarde de hoje em solenidade concorrida no gabineto do prefeito. Desejamos sucesso ao novos secretários, mais seguiremos de perto a atuação da nova administração interina . . .

Os nomes anunciados nesta segunda-feira:


Tercílio Turini - secretário de governo e chefia de gabinete

Médico, formado pela UEL, professor do curso de Medicina desta instituição. Foi diretor superintendente e diretor clínico do Hospital Universitário (HU), chefe da 17.a Regional de Saúde e vereador por quatro mandatos consecutivos.


Nilso Paulo da Silva - Procuradoria e Secretaria de Gestão Pública

Advogado, Mestre em Direito pela UEL, profesor universitário, atuou como Procurador do Município de Apucarana (2002-2008) e como juiz classista da 1.a Vara do Trabalho em Londrina (1994-2001).


Denílson Vieira Novaes - Fazenda e Planejamento

Pós-gradurado em Consultoria e Estratégia Empresarial, MBA em Gestão e Planejamento Tributário, Graduado em Engenharia Industrial Elétrica, funcionário público municipal desde 1996. Desde 2002, respondia pela diretoria de tributos mobiliários da Secretaria da Fazenda.


Junker Grassioto - Obras e presidência do Ippul

Ex-secretário municipal de Obras (1983-1988); engenheiro-civil pela Universiade Mackenzie, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU; Ex-presidente do Sinduscom.


Florindo Dalberto - Agricultura e Ambiente

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná; membro fundador do Iapar, foi presidente do Instituto por sete anos (1997-2002). Foi presidente da Adetec e atualmente preside a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e a Federação Estadual de Engenheiros Agrônomos.


Sandra Nishimura - Assistência Social, Idoso e Mulher

Formada em Serviço Social pela UEL, com mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais. Servidora municipal desde 1987, foi chefe do departamento de Serviço Social da Secretaria de Ação Social (1993-1996) e ocupou a secretaria temporariamente em nove ocasiões. Foi diretora de avaliação e planejamento da mesma secretaria (1998-2000). Coordenou o Programa de Economia Solidária da prefeitura de agosto de 2005 até esta segunda-feira.


Aparecido José Andrade - Autarquia Municipal de Saúde

O cargo é equivalente a secretário de Saúde. Aparecido Andrade é médico formado pela UEL, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia Infantil, coordenador do Setor de Neurologia/Neuropedriatria do HU. Foi presidente da Associação Médica de Londrina (2202-2005) e atua como médico neuro-pedriatra das Apaes em vários municípios.


Camila Kauam Menezes Zulian - Acesf

Ocupa a superintendência da Acesf atualmente, Formada em Psciologia pela UEL, com especialização em Comportamento Organizacional. Está licenciada da Epesmel.


Paulo Ferreira Muniz - Codel

Empresário, ex-vice-presidente da União Brasileira e Paranaense de Avicultura e ex-diretor da Sociedade Rural do Paraná.


Paulo Renato Mattiuz de Carvalho- CMTU

Empresário, ligado ao grupo político do deputado federal Alex Canziani.


Julio Brevilheri - Fundação de Esportes de Londrina

Formado em Educação Física pela UEL e em Direito pela Unifil; já atuou na antiga Ametur e trabalha há 15 anos com esporte de auto-rendimento e iniciação esportiva.


Walter Marcondes - Caapsml

Médico formado pela UEL com especialização em Medicina do Trabalho e em Adolescência pelas PUC-PR; tem especialização em Psicoterapia e Psicanálise; É pediatra concursado da Prefeitura desde 1978. Foi coordenador do Centro de Referência de Atenção ao Adolescente (1995-2006).


Salvador Francisco - Chefia do Núcelo de Comunicação


Indefinido - Sercomtel


Indefinido - Cohab


Indefinido - Secretaria de Cultura


Indefinido - Secretaria de Educação

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

"Já temos prefeito"

A câmara municipal , ja encerrou sua sessão, e elegeu Padre Roque (PTB), como seu presidente , e a partir de agora prefeito interino da cidade, (ate que a justiça eleitoral defina quando será a nova eleição), esperamos que superada esta fase , o prefeito interino possa com tranquilidade conduzir a prefeitura de forma serena e austera, até que se defina a situação existente. segue abaixa como votou cada vereador, (tomado de www.baixo-clero.blogspot.com)

A votação

1.Eloir Valença (PT) – vota em Padre Roque
2.Rodrigo Gouvea (PRP) – vota em Sandra Graça
3.Gérson Araújo (PSDB) - vota em Padre Roque
4.Ivo de Bassi (PTN) – vota em Sandra Graça
5.Jacks Dias (PT) - vota em Padre Roque
6.Jairo Tamura – vota em Padre Roque
7.Joel Garcia (PDT) – vota em Sandra Graça
8.Roberto Fortini (PTN) – vota em Sandra Graça
9.Roque Neto (PTB) - vota em Padre Roque
10.Lenir Assis (PT) - vota em Padre Roque
11.Marcelo Belinati (PP) – vota em Sandra Graça
12.Tito Valle (PMDB) - vota em Padre Roque
13.Renato Lemes (PRB) – vota em Sandra Graça
14.Paulo Arildo (PSDB) - vota em Padre Roque
15.Roberto Fu (PDT) – vota em Sandra Graça
16.Rony Alves (PTB) - vota em Padre Roque
17.Roberto Kanashiro (PSDB) – vota em Padre Roque
18.Sandra Graça (PP) – vota em Sandra Graça
19.Sebastião da Silva (PDT) vota em Sandra Graça

resultado:
Padre Roque - 10
Sandra Graça - 9

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

" O infiel da Balança"

As articulações na câmara continuam, em uma sala o time que está mais próximo da articulação Barbosa Belinatista, em outra PT-PSDB-PTB, que tenta se organizar para consolidar a vitória, e no meio o PMDB e seu único vereador dançando o samba do criolo doido . . .num surto de percepção do momento (que alguns chamariam de oportunismo) Tito Valle poderá vir a ser presidente da casa ou pelo grupo Belinatista, ou pela "Frente Ampla" . . . é esperar para ver . . seguimos em suspense . . .

"Cuba vá . . .Silvio Rodrigues"

"50 anos de Revolução Cubana"


Um dia como hoje , do ano 1959, depois da fuga do ditador Fulgêncio Batista, os "guerrilheiros da Serra Maestra" começavam a caminhada vitoriosa da Revolução Cubana, passando por todos os estados até chegarem em Havana (capital de Cuba) no dia 8 de janeiro, os revolucionários por onde passavam eram recepcionados por ondas de cubanos, simples e humildes que ajudaram a construir esta revolução que hoje completa 50 anos.
Cuba uma pequena ilha do caribe, hoje tornou se referência mundial, nas áreas de saúde (onde exibe indices sanitários de paises ricos), esporte, educação, cultura, e tambem de solidariedade.
Nestes 50 anos sua população soube sobrepassar dificultades que pareciam intrasponiveis , carencias materias de toda ordem, mais nunca aceitaram negociar sua independência e soberania.
Atentados , invasões mercenárias, colapso da URSS, furacões,bloqueio economico, guerra midiatica, tudo . .. e Cuba segue em pé e com passos firmes e seguros rumo ao futuro que ao meu ver será cada vez melhor , com este post faço uma breve homenagem a esta ilha que me acolheu, dividiu o seu melhor comigo, me fez médico, mais acima de tudo me fez um melhor ser humano, sugiro que acesse a página:

www.granma.cubaweb.cu
e vejam lá fotos e fatos sobre a revolução cubana . ..um grande dia . ..

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed