quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"Charge"

"Mais uma invertida"

A Câmara Municipal de Londrina aprovou projeto de lei altera as regras para Zona Azul na cidade. No entanto o projeto enviado pelo executivo, pretendia aumentar a tributação do valor arrecadado pela EPESMEL, e direcionar a verba arrecadada apenas para "promoção do transito". Já o que foi aprovado na câmara , por proposição conjunta dos vereadores Joel Garcia (PDT) e Marcelo Belinati (PP), já não tão aliados assim do prefeito, garante o percentual de 6% da taxa de gerenciamento paga à CMTU, como ainda fixou que esta deve ser usada exclusivamente "na promoção humana" , com prestação de contas da permissionária à CMTU e o percentual deve ser utilizado obrigatoriamente para reajuste de salários dos funcionários envolvidos com estas atividades.
Vale lembrar que a EPESMEL, mantén seu projeto social que atende cerca de 200 pessoas e garante , uniforme, alimentação e proter solar , para estes jovens. Além das atividades desenvolvidas em sua sede.
Ou seja mais uma vez a administração municipal entrando em bola dividida . . .

"Realidade Cubana"


Vou postar abaixo um texto de um colega de profissão, e também blogueiro com o qual tive a honra de conviver em Cuba durante 6 anos , e recentemente outro periodo aqui no Brasil. Aproveito para deixar a dica visitem o blog dele vale a pena.

Começo dizendo que sendo a Revista Veja e o Brasil democráticos ao enviar meu texto à revista receberei o mesmo espaço que a Yoani Sanchez para defender minhas idéias. Não é?


Bem a revista Veja é aquela que aceitou o dossiê falso de Daniel Dantas dizendo que Lula tinha contas na Suiça e a mesma que noticicio as supostas escutas da ABIN ao ministro Gilmar Mendes e gerou uma caça às bruchas na Inteligência nacional.

1- NO Brasil menos de 18% da população tem acesso à Internet em tempo integral, Viva as Lam Houses! Lam houses que o senador Eduardo Azeredo deseja limitar e impedir de proliferarem pelo país. Isso porque o PSDB leva o nome democratico na sigla.

69% dos brasileiros nunca clicou nada na Internet : www.novabrasilfm.com.br/noticias/nova-brasil-informa/setenta-e-nove-por-cento-dos-brasileiros-nunca-acessaram-a-internet-diz-ibge/, daí que dizer que o acesso a Net é dificil em um país pobre como Cuba chega a ser piada.

2- Vale a Pena dar uma olhada no livro do Jornalista Altamiro Borges: A ditadura da mídia, ( http://altamiroborges.blogspot.com/2009/07/rovai-resenha-ditadura-da-midia.html ) para ajudar a pensar porque e como os meios de comunicação fazem as pautas das revistas, jornais e TVs. Será que a liberdade de imprensa existe mesmo??? Para quem? Quantas famílias dominam os meios de comunicação no Brasil? ( http://www.fazendomedia.com/editorial.htm ) Que os falecidos ACM da BA e Sérgio Motta guardem seus segredos. É mesmo democrático o acesso aos meios no nosso país?

Alguém já questionou que coisa mais estúpida é o culto às personalidades da TV, Música e esportes? As TVs são conseções públicas e devem ter caráter educativo primeiramente... algum comentário sobre isso no Brasil??? Quando não é corpo nú é pregação religiosa... de programa educativo pouco se vê.

Em Cuba o uso dos meios de comunicação é feito para informar e educar. Lógico há coisas aberrantes como o reaguetown(heheh) mas, nem de longe é a baixaria dos meios no Brasil. Quanto à internet em Cuba, devido às suas limitações ela é voltada para as escolas e locais de trabalho ( http://www.cubaminrex.cu/Sociedad_Informacion/Cifras.htm ) .

Vale lembrar que graças a lei Helms- Burton dos EUA, o msn e o google talk, bloquearam a Cuba para uso destes recursos para evitar conflitos com o departamento de estado dos EUA. Não foi o governo cubano quem impediu o funcionamento dos mesmos.

A blogueira e os demais que estão em Cuba não tem melhor acesso à net devido ao fato de que os EUA impedem que Cuba use o cabo de fibra óptica submarino que passa pelo atlântico e impede o acesso dos cubanos a equipamentos eletrônicos que contenham mais de 10% de itens fabricados nos EUA.

3- Não sei se todos, mas a maioria dos colegas meus que viveram em Cuba 6 anos assim como eu, desejam voltar à ilha e naõ a consideram o Inferno como afirma a blogueira. Detalhe usavámos os ônibus e comíamos a mesma comida que os cubanos.

4- Talvez os estudantes extrangeiros não possam ser bons exemplos sobre querer voltar a Cuba ou gostar de Cuba. Afinal muitos são lá formados para nos países de origem se integrarem à elite estúpida, racista e preconceituosa deste país, que prefere viver em uma guerra civil( de tanta violência) a realizar uma distribuição de renda, educação, terras e cidadania.

Sabe por que estas pessoas podem estudar em Cuba e ir para seus países explorar o próximo? Porque Cuba naõ exige nenhum alinhamento ideológico dos estudantes estrangeiros com o sistema socialista. O único que tentam incutir em nós lá na Ilha é o dever moral para com a vida das pessoas independente de qualquer coisa.



a- Então talvez pudessemos ver a opinião de uma professora minha a quem ajudava a vender a yogurte, a conseguir alunos para aulas particulares e a alugar uma casa que ela tinha fechada e mesmo com tudo isso, com toda dificuldade em comer, trabalhar e até em ter lazer ela nunca desistiu de Cuba e da revolução.

b- Poderíamos ver o exemplo de minha amiga que estudou comigo e que é mãe solteira, pobre e médica graças à Revolução. E que apesar das dificuldades ama seu país.

c- Poderíamos ver ainda minha professora de clínica médica que viveu 03 anos como médica em nome da OMS e viveu na França, Londres e alguns lugares da África e voltou a Cuba. Ela é negra e lésbica.

Pergunto: Quantos médicos negros já lhe atenderam aqui no Brasil???

Tive curiosidade e fui à UFMG em 2006 ver dos 80 alunos que se formavam médicos no 2o semestre quantos eram negros e sabe que número encontrei? 01 rapaz.

Fiquei feliz e fui falar com ele. Sabe o que descobri? Ele era angolano e veio para BH por um intercâmbio.

Faltariam dedos nas mãos para enumerar quantos professores médicos negros deram aulas para mim em Cuba. Ou acaso no Brasil há poucos negros?

5- Todos nós que vivemos em Cuba enfrentamos as dificuldades com Uso da Net, dos transportes, da alimentação e naõ apenas a Blogueira.

Sim, há burocracia. Sim, há funcionários da área de informática das faculdades que acham que são donos dos computadores ali. Mas também há aqueles que lutam para que o uso seja o mais igual possível e aqui menciono ao professor de informática da faculdade 10 de outubro de Havana, Arsénio, quem ajudava o máximo possível aos estudantes para que usassem a internet, já que de nosso grupo a maioria não podia pagar as chamadas telefônicas proibitivas para falar com as famílias.

6- Conheci em Cuba médicos que pedalavam suas bicicletas chinesas sob sol escaldante para ir ao hospital Salvador Allende operar seus pacientes ou atendê-los nas consultas de clínica. Lembro-me em especial de um cirurgião geral e de um dos médicos da terapia intensiva. E nem por passar por estas dificuldades eles exerciam mal sua tarefa, exatamente o contrário.

7- Há erros da Revolução cubana que são de responsabilidade dos cubanos resolver, mas, o maior problema da Ilha é o embargo do EUA. E somente o socialismo pode ser caminho para estas soluções.

8- Muito se fala de repressão aos "dissidentes" em Cuba, mas a anistia internacional não reconhece em Cuba nenhum desaparecido político, execução extra judicial ou torturado. Como estaria a Colômbia onde mais se matam sindicalistas no mundo ou a Argentina e o Brasil e seus mortos no campo e as vítimas de esquadrões das polícias nas cidades, dá para dizer que Cuba é ditadura?

9- O governo dos EUA destinou no ano de 2006 a cifra de 50 milhões de dólares americanos para financiar os grupos contrarevolucionários em Cuba.

10- Muitas vezes é a polícia cubana quem tem de proteger os ditos dissidentes. Um dissidente recebe em Cuba todos os seus direitos básicos: Saúde e educação e vive muitas vezes melhor que os reais trabalhadores do país que cortam cana, que fazem plantões médicos, que vendem pizzas e resfrescos nas ruas, que os que vendem jornais, que dirigem taxis

11- Quantos à falhas dos cubanos elas são aquelas que nos fazem sentir tristeza por ver hábitos capitalistas que chegam a este local único no mundo e tão mais igualitário que o Brasil.

12- A felicidade em Cuba não é passar a noite de sábado comendo esfirras no Habbib's.

"Tá dificil"

Segundo matéria veiculada no Jornal de Londrina de hoje, uma londrinense moradora da zona sul de nossa cidade, não consegue agendar um retorno ao medico no posto de saúde de seu bairro, para que o profissional avalie os exames pedidos à sua filha, que sofre de doença alergica não especificada.
E o que é pior segundo a reportagem naquela unidade localizada no Jardim Itapuá (zona sul), só há um médico que atende apenas nas quartas-feiras pela manhã.
Ao meu ver a saúde é um gargalo é verdade, existe dificuldade na contratação de profissionais, e na aquisição de insumos, mais é inconcebivel que em uma cidade universitária, do porte de Londrina, ainda na atenção básica não existam médicos se quer para avaliar o resultado de exames.
Por outro lado a administração municipal recentemente criou uma celeuma com os médicos especialistas , o que por muito pouco não leva a uma pane geral do sistema de saúde da cidade. Fico imaginando como veremos os indicadores de saúde em breve, incluindo ai os casos de Dengue, DSTs, como manteremos os programas de atençao a saúde da mulher, do idoso, e etc. Se não a habilidade de manter médicos nas unidades básicas de saúde , que são (ou deveriam ser) o pilar do sistema municipal de saude da cidade.

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed