quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Dia do amor e da Amizade


Em 12 de Junho no Brasil celebra-se o dia dos namorados desde 1950 quando o publicitário João Dória propôs a data em um mês fraco de vendas no comércio. Usa-se a véspera do dia de Santo Antônio, 13 de junho, considerado casamenteiro e valorizador da união conjugal. Em outras partes do mundo celebra-se o dia dos namorados no dia de San Valentin no 14 de fevereiro que coincide com o festival da fertilidade celebrado em na Roma antiga.
No século III da era cristã o padre Valentín desafiou as ordens do imperador romano Cláudio II que proibiam os jovens de casarem, pois, o imperador pretendia ter muitos homens livres para constituírem seu exército. Homens que amam, que dão e recebem afeto não querem ir para guerras, desejam cuidar de suas famílias. Valentin os casava escondido o que lhe custou à vida em 270.
Em Cuba o 14 de fevereiro é intitulado o Dia do Amor e da Amizade, no qual os casais trocam seus presentes e promessas de afeto, também amigos e amigas trocam cartões comemorativos e presentes, celebram festas e nos locais de serviço público como hospitais, escolas e empresas são distribuídas flores às mulheres.
Em fevereiro de 2002 assisti pela primeira vez ao dia de San Valentín em Cuba na Escola Latino Americana de Medicina, a ELAM. Logo cedo ao ir tomar café da manhã no refeitório da faculdade fui cumprimentado por vários trabalhadores: porteiros e cantineiras antes carrancudos sorriam de boca cheia, motoristas dos ônibus que traziam os professores de suas casas para as aulas repetiam a todos os que viam: Felicidades. Eu não tinha a menor idéia do significado daquele dia.
Alguns alunos, entre eles eu, não acostumados a tal celebração entramos no clima de confraternização e nos dedicamos a repetir pelo caminho, nossos votos de: Felicidades por el dia del amor y de la amistad!
Durante todo o dia de aula professores saudaram a turma pelo dia do amor e da amizade e no fim da tarde foi dado um presente a todos: nesta noite fomos liberados para passear, a ELAM funciona em regime de semi-internado entre segunda e sexta.
Ao sair para a rua vimos os mexicanos fazendo suas serenatas sob as janelas das colegas de vários países, casais saindo de mãos dadas para ir comer peixe assado ou pizzas caseiras feitos nas residências do bairro vizinho Baracoa e músicas tocando em vários dos edifícios da residência estudantil.
Saí com um amigo celebrar a despedida de dois colegas que estavam entrando de licença na universidade para resolver problemas familiares aqui no Brasil. Nas ruas e nos bares havia muita gente. Alguns buscando nesta mesma noite alguém para celebrar a noite dos namorados. Havia casais e grupos de amigos que faziam festas nas casas de aluguel de Baracoa.
Casamentos em Junho
Os casais cubanos ao invés de contraírem bodas em maio, como no Brasil, o fazem em fevereiro próximo ao dia de San Valentín que é o padroeiro dos casais.
Outro costume é o de os noivos saírem da igreja em carro aberto, sem arrastar latas, sentados na parte de trás do carro ou mesmo de pé sobre o banco traseiro do carro sem capota desfilam pelas ruas acenando sob buzina de outros carros e saudações dos populares nas ruas marcando um novo momento na vida de cada um dos membros da nova união.
Em Cuba ou no Brasil, fevereiro, maio ou junho todos querem ser felizes, amar e ser amados. Feliz dia dos namorados!
Sugestão enviada pelo Blog www.ogranizado.blogspot.com

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed