quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

"Médicos de fato , Médicos de Direito"

Olha sinceramente eu queria ficar quieto sobre a "brilhante" idéia dos formandos de medicina da UEL, e deixar que a sociedade, a instituição, enfim outros sentenciacem ou não o ato.
Mais dado ao fato e a repercusão que ganhou a ponto de companheiros dos mais diversos cantos do Brasil se manifestarem , resolvi aqui por minhas impressões , nao como algoz ou juiz, mais apenas uma reflexão de um londrinense, também indignado.
Bem vejamos , acho que esse é ato é apenas o reflexo de um processo de ingresso e formação academica que privilegia os mais abastados, por que se você ver salvo raras exeções , de onde vieram aqueles "sapientes" que passaram pelo vestibular , aqueles que tiveram condições de cursar uma escola de boa qualidade no ensino fundamental e medio, (na grande maioria), depois a solvência paternal ,para conseguir fazer um cursinho pre-vestibular e finalmente chegar e ingressar na carreira . . . não tiro aqui os méritos dos que se esforçaram e conseguiram tal objetivo, Medicina 6 anos de formação em curso integral, como manter-se esses seis anos, mais transporte , alimentação, material didatico, e lazer . . .Quantos jovens paranaenses, londrinenses, da zona norte ou de qualquer outro bairro periférico de qualquer cidade deste pais conseguiria concluir tal curso ,sem amparo economico de suas familias . . .
Aonde quero chegar . . .uma grande parcela daqueles que se graduam nas nossas faculdades , aquelas mantidas com o dinheiro dos nossos impostos e contribuições , não tem o minino de gratidão e muito menos respeito por estas instituições , e pior que isso com a sociedade e a parcela menos favorecida desta , que são os que mais utilizam os hospitais universitários do nosso Brasil, estes estudantes dados a sua origem social , veem a escola apenas como um trampolim para ganharem um termo de tratamento, e não a carreira que cursam como uma forma de aliviar as dores do corpo e da alma daqueles que dia a dia por eles são atendidos, sendo assim encaram o fim do curso principalmente o internato (onde se adquire as habilidades clinicas e a relação médico paciente se torna mais intensa) como um verdadeiro calvário, um martirio, prova disso são os antecedentes de outras turmas (Orkut, Preconceito e agora essa farra...).
Li agora pouco um artigo de uma estudante que questionava a estrutura e as deficiencias do curso e do hospital universitário como um todo , não duvido que existam efetivamente, isso é algo comun em quase todo o sistema de saúde , mais ainda assim não justifica contrariar o juramento hipocrático, e um dos seus principais pilares " primeiro , nao fazer dano" .
Por outro lado tambem e consequencia de que não existe um plano onde aqueles que se graduam em universidades publicas retribuir a sociedade o investimento neles feito , 455 municipios sem médico 33 no Paraná, e nem uma politica de serviço social para egressos das universidades públicas isso era algo para se pensar, não é possivel que alguem que custe tão caro a sociedade não de nada em troca a ela , e ainda se ache no direito de vilipendiar as pessoas no momento em que se encontram mais debilitadas , quando ja não contam com sua saúde a pleno.
Para finalizar faço uma comparação com a formação médica que 227 brasileiros receberam em Cuba, uma formação humanistica, altruista e solidária , 6 anos de formação ,longe dos nossos entes queridos, tambem custeada pelo estado (Cubano), tambem tivemos internato e fim de intenato, tambem fizemos festa pelo fim do curso academico, mais a festa foi bem longe do pronto socorro, e sem os jalecos ou estetoscopios, pois lá até a atitude médica mesmo fora do hospital é vista e cobrada , afinal somos guardiões do bem mais precioso da sociedade . .. sua saúde . . .e quando eu vejo coisas assim como aconteceram aqui na minha cidade me entristeço muito pois, com tanta necessidade de médicos , os muitos que aqui se formam parecem não ter compromisso com o seu povo , e nós desejosos de trabalhar e ajudar , a nossa sociedade ,estamos impedidos pela burocracia e pelo fisiologismo de classe, nossa universidade que poderia proceder o processo de certificação que alem disso e sua obrigação, não o faz . . .influenciada por forças ocultas impedem que possamos ingressar no sistema de saúde . Mais enfim fica aqui o meu desabafo e protesto. E que me desculpem os graduados que sim tem compromisso, e se interessam pela dor alheia a este meu mais sincero respeito e na esperança de em breve no encontrarmos e nos tratarmos como colegas de profissão . . ..

"Fora do Ar"

É isso ai amigos, ficamos uns dias fora do ar, por motivos de "força maior" , mas ja estamos na ativa , principalmente pelos fatos da politica ,que se encaminham para um terceiro turno entre o Barbosa e o Hauly, ambos candidatos derrotados nas ultimas eleições, agora resta saber como se movimentarão os bastidores da politica londrinense em caso desta nova eleição, vamos ver como se manifestam alguns partidários dos virtuais candidatos, principalmente aqueles que ultimamente vem tecendo criticas acidas ao governo do presidente Lula, já que ambos candidatos gostariam de contar com o apoio do PT municipal, é esperar para ver ... e ver para crer . . .ate mais

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed