sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

TV Coroados reafirma pioneirismo


O empreendedorismo de Londrina em diversos segmentos foi amplamente saudado ontem noite, durante cerimônia oficial de inauguração da transmissão digital da RPCTV Coroados.A solenidade foi acompanhada por cerca de 150 convidados entre autoridades de diversas esferas,diretores da Rede Paranaense de Televisão e representantes da TV Globo e personalidades locais.
“O ingresso ao sinal digital significa uma interação rápida a uma nova plataforma que vai colocar Londrina no circuito da comunicação. É, realmente, um passo histórico”, afirmou Guilherme Cunha Pereira, vice-presidente da Rede Paranaense de Televisão. Ele, juntamente com Cláudia Quaresma, diretora da Central Globo de Afiliadas e Licenciamentos, acionou o sistema de transmissão.
O pioneirismo de Londrina na radiodifusão também foi bastante lembrado nos pronunciamentos, já que a cidade entra para a história como a segunda do Paraná a contar com sinal digital. “Trata-se de uma cidade ainda jovem, mas que nos dá exemplos marcantes de como transformar um sonho em realidade”, exaltou Mariano Lemanski, vice-presidente da RPCTV.O diretor frisou a “ousadia e determinação” que contribuíram para a digitalização televisiva. “Dos pioneiros surgiram polos importantes de comércio, indústria, pesquisa e agronegócio”, afirmou. O investimento na praça foi de R$ 3, 5 milhões.
Lemanski lembrou que até o final do ano Maringá e Foz do Iguaçu também estarão aptas a receberem transmissão da TV digital. “Tudo vai acontecer numa sequência natural, mas esse ano é especial porque teremos a Copa do Mundo e as pessoas poderão apreciar os jogos com imagens de alta qualidade. É uma revolução”, completou.
As mudanças no comportamento dos telespectadores também foi citada por Silvana Postiglioni, gerente-geral da RPCTV Coroados. Diante das inúmeros possibilidades da nova ferramenta – mobilidade e interatividade, por exemplo – ela conclamou o mercado a acompanhar os avanços da nova era.
“Quem não pegar o ‘bonde’ agora vai perder oportunidades. Será um desafio para as agências e produtoras que terão que investir em novas tecnologias e aprender a produzir conteúdos para vários tipos de telas”, ressaltou.
O prefeito Barbosa Neto lembrou a força da TV Coroados que diariamente atinge uma população de quase dois milhões de telespectadores. Isso se deve, segundo ele, à visão de Assis Chateaubriand que instalou a primeira emissora de televisão no interior do País, e também ao crédito que o jornalista Francisco Cunha Pereira depositou em Londrina. “A população de Londrina festeja hoje a realização de um sonho de modernidade”, salientou.
Colocando “a cidade na linha de frente”
Um registro no Jornal Nacional dando conta da estréia de Londrina na era digital foi uma das surpresas reservadas aos convidados que participaram da solenidade de inauguração ontem. Durante a cerimônia foram exibidos dois vídeos, um com imagens de Curitiba e Londrina e outro com depoimento do ator Tony Ramos parabenizando o evento tecnológico. Cenas da novela “Viver a Vida” também foram transmitidas.
Para Luiz Claudio Vieira, diretor-geral da RPCTV, Londrina não poderia deixar de receber o sinal digital por um motivo muito especial: “Os londrinenses têm uma personalidade marcante e se valorizam enquanto pé-vermelho mesmo. Respeitando isso, não poderíamos nos furtar de colocar a cidade na linha de frente.”
Atualmente, a Rede Paranaense de Televisão exibe digitalmente o quadro “Casos e Causos”, da Revista RPC, reportagens do “Meu Paraná” e coproduções com a Rede Globo, em especial para o Globo Repórter. Outras produções serão geradas em breve.
O jornalismo será o último tópico a passar pelo crivo da digitalização por causa dos muitos materiais de arquivos que ainda estão no sistema analógico. Luiz Claudio Vieira acredita que dentro de dois ou três anos os telejornais serão exibidos em HD.


Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed