segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Cuba, mídia e ética"



Os meios de comunicação do mundo burguês se levantam com uma força tremenda contra Cuba e especialmente contra a revolução socialista, que triunfara em primeiro de janeiro de 1959.
Por que os corações bondosos das classes burguesas, representadas pela mídia se levantam tão “dignamente” contra a “ditadura” de Fidel Castro? O motivo não poderia ser outro, a causa é o “regime do ditador” culpado pela morte de um preso comum, que rebelado contra um sistema que não respeita os direitos humanos teve que sacrificar a própria vida em nome da liberdade plena da humanidade. Essa é a nobre causa, pela qual, lutam a burguesia e a mídia internacional.
Estarão com a razão? A bíblia relata que Jesus Cristo ao passar por uma estrada se deparou com um homem muito doente caído à margem, ao mesmo tempo observou que as pessoas passavam e não faziam nada para ajudá-lo e, eram exatamente aquelas que mais falavam de caridade de paz e de justiça. Vendo aquela sena, Jesus bradou com todo a força de sua alma, disse ele: “vocês são hipócritas falam de justiça, mas não fazem nada para ajudar a esse homem, verdadeiramente vocês são como túmulos bonitos por fora, mas podres por dentro”.
Assim como aqueles de quem Jesus reclamava, a caridosa burguesia e sua e sua alma, a mídia, sempre está a falar de justiça e dignidade humanas, mas a sua pregação em nada se difere de um tumulo, bonito apenas por fora.
Cuba aquele país pequenino, cuja mídia burguesa, denomina de país do ditador Fidel Castro foi capaz em 50 anos de acabar com o analfabetismo, de criar um sistema de saúde de excelência e, sobretudo gratuito para todos os cubanos; a ilha de Fidel Castro, como diz a mídia imoral, além de conseguir vitórias materiais como as que acabamos de citar foi muito além, criou valores sólidos que são inalcançáveis pela sagrada ética da empresa chamada imprensa.
A Cuba do Fidel Castro foi capaz de formar médicos e médicas. Cientistas e professores que não pautam suas vidas pelo salário que recebem, mas pelo espírito de solidariedade internacionalista. É por isso que 35 mil médicos cubanos estão espalhados pelo mundo, só no Haiti existem 400 trabalhando gratuitamente faz onze anos. Mas não é somente essa quantidade de médicos a fazer trabalho humanitário, porque dentro de Cuba também existe uma grande estrutura para salvar vidas. Foi lá no país de Fidel, que os médicos do Fidel salvaram as vidas das crianças brasileiras vitimas do terrível acidente radioativo, conhecido como o caso do césio 90. Por que a caridosa e bondosa mídia não fala disso, como sendo um gesto de amor, de solidariedade e de respeito à vida?
Ao contrário de Cuba, nas ruas da mais decanta cidade do Rio de Janeiro a polícia e os criminosos vivem em permanente guerra civil, ao todo, são mais de 50 pessoas que morrem todos os dias, vítimas da violência causada pela miséria existente em nosso país. Miséria que só existe por causa do privilegio das elites, que por coincidência são donas dos meios de comunicação. Sabemos perfeitamente que a liberdade defendida pela burguesia através de sua empresa, a mídia é a liberdade de poder vender mercadoria e, assim lucrar milhões de dólares para depois irem desfrutar da riqueza em hotéis como o Burj. Al.Arob em Dubai, cuja diária custa 10 mil dólares. Essa é a verdadeira liberdade defendida pelos ricos e poderosos. Liberdade desprovida de princípios éticos para dizer todas as verdades, com por exemplo: quanto cada meio de comunicação fatura por ano, com propaganda das grandes empresas multinacionais para inculcar nas cabeças dos jovens a obrigatoriedade de comprar produtos supérfluos.
A “ética” burguesa do consumo idiota ensina diariamente através da mídia, que ser jovem significa está engajado na moda, conforme os ditames do mercado. Assim o jovem precisa comprar mais tênis, mais calças de marca, celular de última geração e em fim tudo que encontre pela frente. Nesta lógica da mercadoria venerada como um Deus, vale a pena refletir: o jovem da periferia do Rio de Janeiro, de São Paulo e de todas as outras cidades do nosso país têm o mesmo direito e liberdade de comprar e colocar no altar se seu horizonte, esses Deus Mercadorias que a “augusta” mídia os apresentam? Respondam senhores donos da verdade, da justiça e da liberdade.
A burguesia e a mídia fazem apologia a riqueza e realmente conseguem grande prosperidade, mas desgraçadamente, essa prosperidade é falsa porque existe apenas para uma parcela muito ínfima da sociedade e por outro lado é fruto do roubo que se pratica através da exploração do trabalho dos pobres. Quando um meio de comunicação faz propaganda de um tênis ou de outro produto, como se estivesse apresentando a imagem sagrada de Deus; nem se dar conta de que está plantando ilusões nas cabeças de milhões de adolescentes. Como são ilusões, por conseguinte são inalcançáveis para a maioria, logo vem às frustrações, a sensação de ser diferente, fora da moda e da onda.
Num mundo em que a ética como valor para a vida não existe, esse jovem não terá pudor em buscar um mundo mágico, através da delinqüência. Portanto não é errado afirmar que a burguesia e sua mídia são as mães da morte.
Do Brasil falamos do desapreço pelos valores e da violência urbana. Na África milhões de homens, mulheres e crianças morrem de fome e de doenças oriunda de miséria; o que faz a caridosa burguesia para ajudar os nossos irmãos africanos? Não faz nada, não condenam pela colonização e genocídio cometido contra o continente africano, simplesmente silenciam. Na Guené Bissau, por exemplo: 85% de sua população é analfabeta e as poucas crianças que freqüentam as precárias escolas são obrigadas a sentarem-se no chão. Nos Estados Unidos se prende e se tortura qualquer pessoa, basta ser suspeita de terrorismo. Atualmente milhares de afegãos, iraquianos e até brasileiros estão submetidos a infames prisões, mas contra essas prisões ninguém protesta, porque são realizadas pelos braços formosos da Deusa da Liberdade. Esse mesmo país está fazendo guerra no Iraque; hoje sabemos que os argumentos para a referida guerra são todos mentirosos, simplesmente uma farsa arquitetada pelos governos de Jeorge W. Bush e Tony Blaer. Nos primeiros dias de agosto de 1945, a América do Norte foi responsável pelos lançamentos de duas bombas atômicas, uma em Hiroxima e outra em Nagasak, cidades japonesas que foram arrasadas completamente, deixando mais de 200 mil pessoas mortas.
Para não dizer que não falei das “flores” falarei agora do “berço da civilização”, a velha Europa, tão “digna pelas suas ações humanitárias”. Em 1500 ocuparam a América, o Brasil, por exemplo, foi dividido em 12 lotes: (Capitanias hereditárias), e entregue a 12 nobres europeus, que se encarregaram de exterminar milhões de indígenas. Nossa madeira, nossos minérios e outros recursos naturais foram literalmente roubados para assegurar os privilégios do mundo civilizado.
Da África trouxeram milhões de homens e mulheres para morrer de tédio e humilhação nos campos de trabalho forçado. Ainda hoje a “civilizada Europa” continua explorando os povos do mundo inteiro, o fazem através da agiotagem internacional e precisamente pela exploração da mão de obra barata, essa é uma verdade insofismável.
Até então falei da caridosa burguesia localizando a no tempo e no espaço; agora falarei mesmo que resumidamente de seu perespirito, a mídia, entidade na qual a elite burguesa encarna os maus fluidos de seu pensamento egoísta.
Começo por perguntar: por que se calam criminosamente diante dos vários crimes ambientais cometidos pelas grandes corporações que atuam em todo o planeta, cujos efeitos negativos são catastrófica à vida? Só no Brasil despejaram em 2008, mais de 3 mil quilos de veneno por cada brasileiro. Por que não se condena esse injurioso crime contra toda espécie vivente? Por que a “valente e libertária” mídia nunca teve coragem de chamar o senhor Jeorge W. Bush, de sanguinário e criminoso de guerra, nem tampouco foi pedido para ele e seus soldados malfazejos e imorais nenhum tribunal internacional?
Por qual motivo a mídia é tão valentes e exigentes com a Cuba socialista e tão covardes e complacentes com o imperialismo norte americano?
Sendo verdadeiro que a mídia representa ética, justiça e liberdade; por que então a Infoglobo Comunicações, as Editoras Abril, a Globo, a Rádio e Televisão Bandeirantes, a Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo; juntos devem ao INSS a fabulosa quantia de R$ 29.379.392,91?
As Organizações Globo; termo usado para a junção de várias empresas brasileiras na área de mídia e comunicação é o maior império da América Latina e um dos maiores do mundo.
A Holding Globo Comunicações e Participação S.A., controladora dos diferentes negócios do grupo (incluindo TV Globo, Globosat, Globo.com, TV Globo Internacional, Globo Filme, Editora e Som Livre), registrou receita liquida de R$ 7,6 bilhões em 2008. Penso que realmente é por esse tipo de liberdade que lutam a burguesia e a mídia. Para isso escondem por trás do direito à informação os bilhões que faturam. Esse sim, é o seu verdadeiro objetivo. Podem até falar de ética, justiça e liberdade, mas verdadeiramente são hipócritas nada fazem para que a verdadeira justiça aconteça.
Antonio Ibiapino da Silva - Membro do PT Cearense - Tomado Blog da Dilma

"Fim de papo"

Encerrada a entrevista do presidente Lula ao programa Canal Livre da Band, agradeceu a participação e oportunidade, falou do otimismo que ele tem em relação ao crescimento e desenvolvimento do país, agradeceu a todos, foi perguntado por Datena, se ele seria presidente do Corinthians ou presidente da república novamente, o presidente respondeu cada um no seu galho em relação ao esporte, e que era melhor ele descansar em relação a voltar ao planalto assim finalizou a excelente participação do presidente neste programa . .. e por aqui nós também encerramos nossas transmissões de hoje . . .

"Lula no Canal Livre da Band 3"

O presidente seguiu afiado, falando sobre a liberdade de imprensa, dizendo que a proposta do Conselho Nacional de Comunicação foi proposta pela Fenarj (Federação Nacional de Jornalista) e não do governo, e respondeu ao jornalista Boris Casoy se o mesmo e outros setores do jornalismo tivessem se envolvido no debate talvez a proposta não houvesse sido feita; parabanizou a direção da Band que teve coragem de participar da Conferencia Nacional de Comunicação e criticou as grandes empresas que não participaram, elogiou o fortalecimento da democracia, e criticou aqueles que pretendem se perpetuar no poder . . . continua

"Lula no Canal Livre da Band 2"

Primeiro intervalo da entrevista do presidente Lula ao programa Canal Livre da Bandeirantes, respondeu todas as perguntas de forma tranquila e serena, convidou ao jornalista Boris Casoy para que viajasse com ele pelo Brasil para conferir "in loco" todos os investimentos feitos por seu governo em infra-instrutura, após 25 anos de abandono deste seguimento, falou sobre a presença do Brasil no cenário internacional, sobre geraçao de emprego, sobre investimentos em tecnologia e educação, com demonstação de conhecimento inequivoco de causa. . .Continua . . .

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed