quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

"Construindo a cidadania - Direito de ter direitos"

Posto abaixo um texto escrito por uma distante amiga la de Porto Velho - Rondonia que tambem tem acompanhado nosso blog. Espero que gostem . . .

As vezes é dificil entender que este mundo não está pronto.
E que ele é assim, do jeito que é, porque nós o fazemos assim.
O mundo é o que fazemos dele em cada lugar e em cada momento.

Está aí a importância de saber direito o que é cidadania.
É uma palavra usada todos os dias e tem vários sentidos.Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente.

Cidadania é o direito de ter uma idéia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É processar um médico que cometa um erro. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser , de qualquer raça de qualquer cor, de qualquer genero ou opção sem ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido.

Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania, respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento, está o respeito à coisa pública.

Foi uma conquista dura, Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de voltar. Lutou-se pela idéia de que todos os homens merecem a liberdade e de que todos são iguais diante da lei.



Thaila Sabrina
Porto Velho
Rondonia

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed