quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

"PT o partido do Brasil"


Partido dos Trabalhadores: 30 anos que mudaram a História do Brasil

O PT nasceu, em 10 de fevereiro de 1980, com um objetivo ousado: mudar o Brasil. A missão de romper práticas que beneficiavam poucos e só aumentavam a desigualdade social seria uma tarefa árdua, mas após 30 anos desta existência, marcada por muitas lutas em favor dos trabalhadores e trabalhadoras, o Partido e sua militância mostraram que a democracia é o caminho certo.

Mas não só de trabalhadores foi construído o PT: estudantes, desempregados, negros, mulheres, sem terras, sem tetos, empresários, professores, movimentos religiosos e muitos outros setores ingressaram no Partido acreditando em um movimento diferente. Um partido que saberia tratar com a pluralidade dos cerca de um milhão de filiados e filiadas.

No início da década de 1980, após o período da ditadura militar, a fundação do PT, significou a construção de uma instituição representativa para a qual convergiram os novos movimentos populares e sindicais e se agregaram intelectuais e militantes cristãos, numa tentativa de oferecer um canal partidário institucional.

Foram, sobretudo, esses setores previamente mobilizados que, ao se organizarem no PT, responderam de modo organizado e sistemático à palavra de ordem “Diretas Já!”.Esta foi a primeira grande batalha pela democracia travada no país. E o PT, e outros aliados que caminhavam juntos, tinha a convicção de que só um país com bases democráticas poderia propiciar tais acontecimentos.

E assim, o Partido foi criando densidade por todo país. Em 1982, houve a primeira grande disputa eleitoral, quando o operário Luiz Inácio Lula da Silva candidatou-se ao governo de São Paulo. O êxito do PT naquele momento foi despontar como uma alternativa no cenário político reafirmada quando, em 1986, Lula foi eleito deputado federal constituinte, junto com tantos outros companheiros e companheiras que, por meio da revisão da Constituição Brasileira, garantiram direitos e políticas públicas fundamentais ao processo que tem sido construído ao longo destes 30 anos.

Em 1989, o PT, com Lula como candidato à presidência, chegou muito perto de governar o Brasil, perdendo a eleição para um candidato que, com pouco tempo de governo, teve o mandato cassado após grande pressão popular, principalmente dos estudantes, com o movimento “caras pintadas”.

Mas mesmo sem ter o comando do governo federal até 2003, o PT demonstrou em seus governos estaduais e municipais e em todas as instâncias parlamentares, sua forma de administrar e legislar. A política, orquestrada por Lula e seguida por administradores e parlamentares, mostrou quais são as prioridades: maior investimento em políticas públicas nas áreas sociais, aliado ao incentivo do desenvolvimento local e sustentável e rigor e transparência na gestão pública e em todas as instâncias políticas.

Importante frisar que não só no campo institucional o PT faz diferença. Ele continua atuando e propondo mudanças, por intermédio dos movimentos sociais. Um exemplo disso e que o PT foi o primeiro a, de fato, incentivar a participação feminina na política, instituindo cota obrigatória em todos os níveis de direção. Fórmula que depois se transformaria em Lei Eleitoral.

E, enfim, em 2002, com toda essa construção histórica, este Partido de massas, democrático e socialista, elegeu Lula à presidência da República. Lula que, reeleito em 2006, está promovendo as mais significattivas mudanças já vistas pelo povo brasileiro que já tiraram mais de 30 milhões de pessoas da linha da miséria.

Os erros, naturais numa democracia jovem como a brasileira, ajudaram a amadurecer o PT e a torná-lo mais assertivo. Mas, sem a menor dúvida, os inúmeros acertos do PT ao longo destes 30 anos estão e sempre estarão à serviço do povo brasileiro. O Partido continuará a buscar e implementar as demais transformações ainda fundamentais para que o Brasil tenha, cada vez mais, uma sociedade democrática, justa e igualitária.

SIDNEI SANTOS SILVA
Presidente do Partido dos Trabalhadores de Londrina, formado em Administração de Empresas pela PUC-Londrina.

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed