sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Agentes penitenciários querem regulamentar Polícia Penal


O deputado federal André Vargas (PT-PR) recebeu hoje, 16/10, em seu escritório regional em Londrina, o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Antônio Alves da Silva Filho e o representante da Penitenciária Estadual de Londrina, Wilson Moreira. Elas pediram ao deputado ao apoio para a votação da Proposta de emenda Constitucional (PEC) 308/04, que regulamenta a Polícia Penal Federal e Estaduais e já aprovada nas comissões de Constituição e Justiça e de Segurança Pública na Câmara.
Os agentes relataram que em três anos foram assassinados quatro agentes penitenciários no Paraná, sem contar outros atentados que ocorrem frequentemente. A última morte foi no feriado de 12 de outubro e que gerou manifestações da categoria em Londrina e São José dos Pinhais. Eles aguardam ainda a regulamentação do Governo do Estado para que possam usar armas. O porte de armas está previsto do estatuto da categoria, no entanto, precisa ser regulamentada em cada Estado.
“Assumi com eles o compromissos de pedir a urgência no encaminhamento da PEC 308 para ser votada em plenário para que a polícia penal seja regulamentada, que eles tenham a profissão e seus direitos reconhecidos, acabando inclusive com a polêmica sobre o porte de armas”, declarou o deputado. Ele também repudiou as declarações dom Secretário de Justiça do Paraná, Jair Ramos Braga, na última terça-feira de que as quatro mortes de agentes no Estado não estavam relacionadas à profissão e que era “cachaça”, pois os agentes saiam de bar quando foram atacados.
“Ele (Braga) está mal informado. Não pode estigmatizar a categoria e não levar em conta um problema sério como este”, contestou Vargas destacando que os ataques a agentes penitenciários pelo crime organizado não ocorrem só no Paraná, mas em todo o Brasil e que é preciso encontrar uma solução para o problema.
O diretor do Sindarspen também informou que no CDR – Centro de Detenção e Ressocialização de Londrina, os funcionários estão em “operação padrão”, ou seja, só executam os serviços essenciais e que na próxima terça-feira, o Sindicato faz reunião para convocar uma assembléia que vai tirar um indicativo de greve da categoria.
Na foto, Wilson Moreira, representante dos agentes Penitenciária Estadual de Londrina, Antônio Alves da Silva Filho, diretor do Sindarspen e o deputado André Vargas.
Assessoria Imprensa

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed