terça-feira, 16 de março de 2010

Copel testa equipamento para proteger postes de acidentes de trânsito


A Copel começou a testar, no fim de 2009, em quatro cidades do Norte do estado, um dispositivo para proteger os postes de acidentes de trânsito. O equipamento já foi instalado em Apucarana, Siqueira Campos, Wenceslau Braz e Ibaiti. A companhia aguarda um parecer do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) para instalar o equipamento na cidade.

Segundo a assessoria de imprensa da Copel, Londrina é a cidade com maior índice por habitante de colisões de motoristas contra postes de energia. Se liberado, o equipamento será instalado nas Avenidas Brasília, Juscelino Kubitscheck e Dez de Dezembro e no cruzamento das principais vias. Ao todo, foram selecionados 20 pontos.

A proteção é feita utilizando um tubo de concreto que tem o espaço interno preenchido com areia grossa. A instalação é realizada na base do poste e, por aumentar a área do contato, diminui a intensidade do impacto. O objetivo da Copel é evitar a interrupção do fornecimento de energia em casos de acidentes.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), mais de 2 mil batidas contra postes são registradas por ano no Paraná. Somente na região Norte, 562 acidentes foram registrados no ano passado. O custo médio para restabelecer o fornecimento de energia na área em que teve um poste atingido por acidente é de R$ 1,2 mil. Esse valor é cobrado do responsável pela batida.


Caro leitor dei sua opniao sobre esta materia sera que realmente isso vai funcionar?


Abraços


scaires

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed