segunda-feira, 17 de agosto de 2009

"Fidel Castro 83 anos"


No ultimo dia 13 de agosto, o advogado e líder da Revolução Cubana Fidel Castro Ruz, completou 83 anos de vida, dos quais já 3 afastado da direção central do governo cubano.

Com 83 anos, mais que estadista ou revolucionário, mais que um personagem sempre atual na vida dos cubanos e no pensamento de latino-americanos, Fidel Alejandro Castro Ruz é um idealista, um homem de história que vive e continua deixando marcas. Na realidade, um homem que é história.
De tudo já se falou e se escreveu sobre Fidel, e o curioso é que não deixa de ser um personagem admirável apesar da profusão de material biográfico a favor ou contra.
Milhares de enciclopédias o retratam, centenas de sites falam de sua longa existência. O que nos deixa a revisão de tanta informação, a percepção de um homem que deixou uma marca indelével nos últimos cinquenta anos.
E mais além de detratores ou defensores, está uma questão não tão simples: se já era difícil iniciar uma revolução, o mais duro foi mantê-la. "Como conseguiu?".
Há alguns fatos já conhecidos: todos os organismos internacionais, desde as Nações Unidas até o Banco Mundial, reconhecem ao uníssono que a população de Cuba é a única do Terceiro Mundo que alcançou um nível de desenvolvimento humano comparável ao dos países mais avançados. A ilha tem uma expectativa de vida mais elevada e a taxa de mortalidade infantil mais baixa do Terceiro Mundo (inclusive mais baixa do que a dos Estados Unidos). A Unicef certifica que Cuba é a única nação da América Latina que erradicou a desnutrição infantil.
Mas, para além dessas conquistas, está a figura do político, histórico e espiritual que soube se manter vigente, apesar de não estar na vida pública desde julho de 2006.
Fidel demonstrou que depois de mais de oito décadas de vida, sua lucidez e inteligência não mínguam e, através da Internet, segue presente.
As "Reflexões" que escreve desde março de 2007 servem como termômetro de sua inesgotável capacidade de análise e constitui prova fidedigna de que sua opinião, em quase 250 artigos publicados e reproduzidos ao redor do mundo, ainda é imprescindível.
Fidel Castro, o companheiro, o comandante, o líder, o pensador, completa 83 com estatura histórica fortalecida e desafiante. É a vigência plena de ideias e atitudes que pouquíssimos conseguem.

Aproveitamos e deixamos aqui um link, do sitio cuba debate onde pode-se baixar gratuitamente o livro que narra a vida deste homem, que com certeza entrou para a história em vida, e que também suscita os mais acalorados debates, politicos, filosóficos e ideológicos. . . aproveitem . . .

http://www.cubadebate.cu/wp-content/uploads/2009/05/asi-es-fidel-luis-baez-fidel-castro.pdf

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed