Matéria publicada na folha de Londrina de hoje trás resultado de uma pesquisas encomendada pelo TSE, para medir os resultados da campanha vota Brasil 2008:
Realizado pelo Instituto Nexus e divulgado ontem, o levantamento contou com duas mil entrevistas em todo o País -com exceção do Distrito Federal, onde não há eleição municipal-, colhidas entre os dias 18 e 24 de novembro de 2008.
Do total de abordados, 82% apontaram a ficha limpa do candidato como fator preponderante para o voto, 83% mostraram preocupação em escolher candidato que não recorre à compra de votos e 81% consideraram importante a não utilização de ''caixa dois'' em campanha.
Do ponto de vista negativo, em média 20% dos eleitores disseram ter votado sem pesquisar informações sobre os candidatos. A maioria (51%) informou que já conhecia os candidatos antes de votar e 30% afirmaram ter pesquisado o histórico do candidato escolhido.
A maioria dos que se preocuparam em checar o passado dos postulantes tem escolaridade superior e pertence às classes A e B. Entre os que cursaram até a 4 série do ensino fundamental, 33% não pesquisaram nada sobre os candidatos e 59% declararam já conhecer bem os escolhidos. Apenas 8% disseram que pesquisaram.
Quase a totalidade do universo de eleitores ouvidos (97%) disse confiar no sistema de votação em urnas eletrônicas.
É interessante o resultado desta pesquisa , mas o curioso é que este resultado não parece nem de longe a realidade ,ao menos na última eleição municipal aqui em Londrina já que se a reputação do candidato eleito e depois cassado tivesse algun peso no eleitorado local , (e vale lembrar que ele teve votos e muitos em todas as classes sociais) o resultado final da eleição tanto no primeiro como no segundo turno seriam muito diferentes dos apresentados , e hoje não estariamos vivendo uma situação de impasse na administração municipal.
Um comentário:
Se se for lá nos EUA, vai saber. Reputação de quem, Bila, Brabosa.
Esse país está perdido.
E tem mais, tá pra nascer o dia que vagabundo trabalhe, ladrão pare de roubar e viado vire macho.
Postar um comentário