sábado, 24 de janeiro de 2009

"Fórum Social Mundial, CMP e os médicos graduados em Cuba"


A CMP possui um importante contingente de estudantes na Escola Latinoamericana de Medicina-Cuba. Inclusive duas dezenas deles já retornaram ao Brasil com seu diploma de Médico. Em julho deste ano,gradua-se mais um contingente de brasileiros.
Uma conhecida instituição da área medica tem desenvolvido uma furiosa campanha contra os medicos formados na ELAM. A CMP,juntamente com outros movimentos sociais, Via Campesina, Educafro,MNLM etc. estão à frente da luta desses médicos que estão organizados em uma Comissão Nacional de Médicos Formados em Cuba.Muito além do primitivo corporativismo, o veneno amplamente borrifado pela tal entidade médica decorre das diferenças cruciais entre a prática da medicina de Cuba e aqui no Brasil. A primeira, abraçada por nossos médicos, é a medicina publica, não mercantil, e voltada para a prevenção; enquanto a segunda (na contra mão do SUS), e ainda hegemônica por aqui, está voltada para o mercantilismo, a hospitalização e para a venda de medicamentos de acordo às estratégicas da industria farmacêutica capitalista global. São esses os dois campos que estão em choque antagônico nesse debate sobre a revalidação dos diplomas dos médicos brasileiros formados na ELAM.
Esses companheiros, que passaram seis anos de suas vidas como bolsistas em Cuba (bolsa integral), bancados pela Revolução Cubana, têm o incondicional apoio da CMP nessa luta pelo reconhecimento dos seus diplomas.
Tomado Jornal CMP para o Fórum Mundial Social em Belém

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed