segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

José Serra e FHC, quem diria, viraram viúvas de Pinochet

O empresário magnata Sebastián Piñera foi eleito neste domingo, em eleição apertada, o próximo presidente do Chile, quebrando 20 anos de governos de centro-esquerda.

Piñera representa a direita chilena, muito associada à imagem da ditadura de Augusto Pinochet. Porém, em sua campanha, conseguiu se desvincular dessa imagem com uma mensagem de mudança.

Sua vitória recompensou as "viúvas de Pinochet". E quem diria que entre estas "viúvas" iria ingressar José Serra (PSDB/SP), FHC e todo o colunismo político do PIG (Partido da Imprensa Golpista).

José Serra, mesmo perseguido por Pinhochet em 1973 no Chile, se assanha com a vitória de Piñera, porque tudo que significa progressismo latino-americano é considerado favorável à candidatura de Lula e Dilma.

O jornalismo patético do PIG irá de imediato dizer que a atual presidente Michele Bachelet, mesmo tendo 80% de aprovação, não fez o sucessor, como se isso fosse uma regra que iria se repetir no Brasil.

O argumento não tem fundamento como comparativo com o quadro sucessório brasileiro. Há vários motivos, inclusive a situação econômica e de emprego, que está bem melhor no Brasil do que no Chile, mas uma exemplificação é suficiente:

Bachelet não apoiou o candidato da sua coligação com convicção. Bachelet é do Partido Socialista, de centro-esquerda, e Eduardo Frei é do Partido Democrata Cristão, de centro-direita, e ex-presidente. O eleitor chileno enxergou a disputa entre dois candidatos moderados de direita. Viu "fadiga de material político" em Eduardo Frei e isso beneficiou Piñera.

Para traçar um paralelo com o quadro brasileiro, a candidatura de Eduardo Frei foi como se os partidos da base governista, contra a vontade do presidente Lula, resolvessem lançar como candidato um senador e ex-presidente de centro-direita como José Sarney.

Como se vê, o quadro da sucessão brasileira é mais parecido com o eleição chilena de 4 anos atrás, quando o ex-presidente Ricardo Lagos, do Partido Socialista, lançou uma ministra de seu governo e de seu partido à presidência: Michele Bachelet.

É semelhante ao presidente Lula lançando uma ministra de seu governo e de seu partido à presidência: Dilma Rousseff.

Bachelet ganhou as eleições em 2006 do mesmo Sebastian Piñera.

Dilma assemelha-se à Bachelet de 2006, e o perfil de Serra, quem diria, acabou assemelhando-se ao de uma "viúva de Pinochet".

Fonte Blog os Amigos do Presidente Lula

"Pesquisa governador do Parana"

Depois da pesquisa publicada no fim de semana pelo PSDB/PR, que coloca o senador Alvaro Dias como quase imbativel candidato ao governo, o sinal amarelo deve haver sido acendio no QG do prefeito da capital Beto Richa, acho que a pesquisa deveria ter tambem feito simulaçoes incluindo tambem o nome do ex prefeito de Londrina Nedson Michelleti (PT), pois na ultima simulaçao divulgada pelo Instituto Data Folha o mesmo aparecia com 5% e nesta pesquisa foi incrivelmente ignorado seu nome.
Voce pode conferir os numeros da pesquisa clicando no titulo deste post. Bom proveito . . .

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed