quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
"Declarações de Fim de Ano"
Primeiro do vereador Roberto da Farmácia (PTN) ''É uma questão de postura e hombridade. Não gostaria que o eleitor achasse que o Roberto não tem palavra'', disse - referência ao documento assinado pelos integrantes da coalizão. Que defendem a candidatura Pseudo Belinatista de Sandra Graça (PP). Eu já nem sei se os eleitores dele estão tão contentes com a decisão do vereador de embarcar na canoa Belinatista , quando poderia ele e outros afastarem-se do passado e construir um novo caminho da política londrinense começando pela camara é uma pena.
Outro que cada dia mais me surpreende e o vereadore Joel Garcia este tem uma facilidade de mudar de postura , opinião e argumento numa velocidade estonteante . . . primeiro era candidatissimo, depois árduo defensor da candidatura Sandra Graça, e inimigo de PT/PSDB nas últimas articulaçoes , agora já é "independente", e ensaia tentar candidatar se outro vez . .. e mais que um camaleão . . . Me faz lembrar um personagem no mínimo engraçado que tivemos no congresso nacional .. . Severino Cavalcanti . . . guardada as proporções logicamente . ..aguardaremos . . .
"Caminhos . . ."
"Quase no fim"
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
"Padre nosso . . ."
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
"Revolução Cubana"
"Passo a Passo"
Parece mais uma sequência de ações para tentar manter o PP e o grupo de Belinati mais próximo possivel da prefeitura. Ao perderem os embargos ,posteriormente retiram os questionamentos ao STF para preservar o mandato do deputado estadual , depois tentam enfiar "goela" abaixo Sandra Graça como presidente da câmara , como esta alternativa parece estar se esvaindo também , apelam agora para tese de diplomação de Fernando Nicolau, com o suposto argumento que o mandato pertence ao partido e não ao candidato, em outras palavras "rifando" Belinati (em tese), mais vale aqui lembrar que o que foi cassado foi o registro da candidatura e nao o mandato por infidelidade partidária, é pelo visto essa novela mexicana seguirá ainda com muitos capitulos . . .além disso ainda tem a mini-série presidência do legislativo municipal , essa que deve ter seu último capítulo no próximo dia 1 de janeiro. É esperar para ver . . .
domingo, 28 de dezembro de 2008
"De volta"
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
"Feliz natal com Che Guevara"
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
"Fim de dia"
"Caixa Preta"
Agora tentar fazer uma meia culpa e dizer que existe "medo" do PT em que se abra a caixa preta da prefeitura, é no mínimo infantil e inconsequente, já que o mandado de 8 oito anos ambos ganhos no voto, e um deles contra o Belinati, se finda dia 31 de dezembro e ponto. Independentemente de quem assuma a presidência da câmara.
Talvez a tal "caixa" se refira:
As inúmeras dividas herdadas do passado, passado hoje a qual se aliam a suposta força jovem da politica, ou talvez as milhares de crianças e adolescentes atendidos pelos programas socias, ou então os mais de 35 bairros asfaltados , mais de 40 mil empregos gerados , lagos, praças , quadras esportivas cobertas, escolas e postos de saúde construidos e reformados, investimentos etc... esta será A única administração nos ultimos 16 anos que vai entregar as contas equilibradas , e os salários do funcionalismo em dia ou seja talvez seja isso o medo , mais não do PT . . ..
"Danger"
"Poder sem Pudor"
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
"Vai pegar fogo . . .o Cabaré . . ."
PMDB não fechou questão sobre eleição na Câmara
A Comissão Executiva do PMDB de Londrina reuniu-se no final da tarde desta segunda-feira (22) para analisar o andamento das articulações das chapas visando à mesa diretora da Câmara Municipal de Londrina. Os dirigentes do partido decidiram convocar uma reunião extraordinária da Executiva para o próxima sexta-feira (26), para possivelmente fechar questão sobre este assunto.“Isso equivale a dizer que a Executiva vai orientar o voto do nosso vereador eleito. Por conseguinte, qualquer posição contrária à do partido estará formalmente desautorizada”, declarou o presidente do partido em Londrina, deputado estadual Luiz Eduardo Cheida.Cheida lembrou ainda que “a fidelidade partidária se fundamenta no princípio de que o mandato pertence ao partido e a decisão partidária é a da Executiva Municipal”.
"PT busca alternativa ao Belinatismo"
NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES SOBRE ELEIÇÕES NA CÂMARA DE LONDRINA
Diante das informações divulgadas em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 22/12, com anúncio de uma chapa para concorrer à Presidência da Câmara que tem como candidata a vereadora Sandra Graça, a Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores vem a público informar que irá convidar o PTB, PSDB, PSB e outras forças políticas para construir uma nova alternativa a este grupo. O PT esclarece que estes partidos, apesar das divergências ideológicas, pautam a sua atuação no campo da ética e da moralidade. Esclarece ainda que não pleiteia cargos na composição da mesa diretora da Câmara e nem da Prefeitura. Para a direção do Partido dos Trabalhadores, a eleição da vereadora Sandra Graça para a presidência da Câmara e, consequentemente uma mandato tampão à frente da Prefeitura, significa a volta a um passado triste na memória da cidade. A cidade, ao promover a renovação da Câmara, esperava que práticas como o loteamento de cargos, estivessem superadas. O PT reafirma que seu maior interesse é o bem da cidade e de seus cidadãos.
"Operação ZUMBI"
Surpreendente as coisas da política londrinense , quando o homen (Belinati) já parecia sepultado vem a noticia de que a vereadora Sandra Graça (PP) poderá ser a nova presidente do legislativo municipal e consequentemente a nova prefeita interina, e o pior e ver que o PDT de Barbosa Neto está cada vez mais comprometido com o Belinatismo, imaginem vocês se depois do Terceiro Turno numa eventual vitória de Barbosa, como ele faria para recompor o secretariado municipal, já indicado por Sandra Graça (leia-se Belinati/Janene), ou seja graças a essa articulação o Belinati mesmo sem ser prefeito teria o seu grupo no coração da adminstração; uma barbaridade.
Outro fato no mínimo bizarro é o fato de um grupo de novos vereadores que pareciam estar caminhando para um consenso de transparência e equilibrio, cairem no colo do Belinatismo, e partir de agora serem reconhecidos como tal, pois dar a presidência da casa para o PP partido de Belinati é o mesmo que dar lhe uma anuência ou um cheque em branco , e nós sabemos o que ele e seu grupo fazem com "cheque em branco", outra coisa interessante que pode suscitar especulações é que pelo gama de partidos envolvidos na por mim batizada operação "Zumbi" (para manter vivo os que aparentemente estavam mortos). Leva a acreditar que ouve um digamos loteamento de "interesses" entre aqueles vereadores que segundo reportagem do JL desta segunda fazem parte desta composição. Além disso será que PMDB, PTB, PRP, PTN, PTC e seus filiados , querem efetivamente levar a "Alcunha" de BELINATISTA, é hora destes filiados e de suas direções , manifestarem se públicamente para a sociedade londrinense de que lado eles realmente estão: "Do Futuro ou do Passado" . . . Londrina espera uma resposta . .. segue abaixo a possivel nova direção da câmara segundo materia do JL de hoje
Sandra Graça (PP) presidente, a chapa ainda é formada pelo Padre Roque (PTB), como vice-presidente; Roberto da Farmácia (PTC), primeiro secretário; Tito Vale (PMDB), segundo secretário; e Roberto Fu (PDT), terceiro secretário. Estiveram presentes na reunião os vereadores Ivo Bassi (PTN), Joel Garcia (PDT), Marcelo Belinati (PP), Roberto Gouveia (PRP), Renato Lemes (PRB), Rony Alves (PTB) e Sebastião Raimundo da Silva (PDT).
sábado, 20 de dezembro de 2008
"Corporativismo Precoz"
Me atento e chamo a atenção para o seguinte: "Em uma atitude de apoio aos envolvidos no episódio, todos os alunos da turma do último ano do curso de Medicina, inclusive os que já colaram grau na sexta-feira passada (12), compareceram juntos à solenidade de formatura para os 14 estudantes. A manobra teve como objetivo impedir a identificação dos que tiveram a formatura suspensa. Quando reitor Wilmar Marçal pediu que os formandos se levantassem para o juramento, novamente todos os alunos, incluindo os já formados, se levantaram. Na hora de entregar o diploma, mais uma vez, todos foram receber o documento" conforme texto do JL.
Me impressiona que o corporativismo profissional , comece tão cedo e seja tolerante com a impunidade, pois a atitute tomada por alguns dos formandos deveria ser de alguma forma punida talvez a suspensão da colação de grau fosse extremadamente complicada e dificil ,mais pelo menos a puniçao moral deveriam receber, agora num ato de acobertamento e conivência todos e repito todos os médicos agora de direito, acobertaram os colegas menos consequentes e responsaveis,(ou será que efetivamente todos não estavam envolvidos), Então surge na mente a interrogação , será que quando eu ou você ou um dos nossos entes queridos forem atendidos por qualquer um destes profissionais, e eles cometerem qualquer tipo de iatrogênia, serão também acobertados e escondidos pelos demais colegas de classe.
Penso que a atitude daqueles que não foram flagrados pelas câmeras do hospital e um gesto corajoso e solidário. Pena que seja covarde e desrespeitoso com a sociedade que financiou por seis anos o curso que os formou, sociedade esta que talvez nunca receba nada em troca da formação à eles oferecida. Na minha opinião se necessita urgente uma política para os egressos das universidades publicas onde depois da sua formação eles tenham que dedicar um período da sua atuação profissional para aqueles que possibilitaram que o seu curso fosse financiado, por que não um serviço social obrigatório, de um ou dois anos , temos só no Paraná 33 municipios sem médicos . É coisas para se pensar . . .seguimos em combate . . .
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
"Vargas lamenta como PEC dos vereadores foi aprovada no Senado"
"Tomaram o doce das crianças. . ."
"Papai Noel"
PP/PRB - Marcelo Belinati, Sandra Graça, Pastor Renato e Antenor Ribeiro
PSDB/DEM - Roberto Kanashiro, Paulo Arildo e Gérson Araújo
PDT - Sebastião dos Metalúrgicos, Joel Garcia e Roberto Fú
PT - Lenir de Assis, Jacks Dias e Eloir Valença
PTB - Padre Roque, Prof. Rony e Sidnei Souza
PTN/PTC - Roberto da Farmácia e Ivo de Bassi
PSDC/PRP/PSL - Rodrigo Gouveia e Zaqueu Berbel
PMDB - Tito Valle e Jamil JanenePSB/PMN - Jairo Tamura e Vera Rubbo
PR - Ézer Mariano.
A não ser que haja um fato novo parece que este será o cenário, o que voltará a embolar as discussões para a eleição da mesa diretiva da camara . ..o a novela segue . . .
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
"Tapetão do PSDsonho"
"Sobraram Diplomas"
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
"Joel, Kanashiro, Tamura, Tito, Chico Xavier . . ."
"Papai Noel"
"Fatos e artefatos"
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
"Nunca antes na história deste pais . . ."
"Solidariedade à Cuba"
A Campanha de Solidariedade "Um gesto de amor por Cuba" foi lançada em Brasília no dia 13 de dezembro de 2008, e tem como objetivo arrecadar recursos financeiros que serão destinados para contribuir com a recuperação de Cuba, país que foi seriamente afetado pela recente passagem dos furacões Gustav,Ike e Paloma. Esta Campanha de Solidariedade forma parte da Campanha Nacional Humanitária "Com todos e para o bem de Cuba".
sábado, 13 de dezembro de 2008
"PT quer mobilização para reconhecimento de médicos formados em Cuba"
É hora de todos os amigos , companheiros , militantes , simpatizantes de Cuba e de nossa causa, se mobilizem e nos ajudem a sensibilizar os nossos parlamentares para votarem a favor deste importante projeto que ajudaria a regularizar a situação de quase 300 médicos graduados na ilha e que estão impedidos de exercer sua profissão legalmente, só no Paraná esta medida poderia beneficiar de imediato 33 municipios que não contam com um único médico para atender suas crianças , idosos, gestantes e população em geral. Necessitamos sua ajuda e seu empenho , junte se a nós. . .
11/12/2008 - 17:04
PT quer mobilização para reconhecimento de médicos formados em Cuba
Resolução aprovada pela Comissão Executiva Nacional do PT nesta quinta-feira (11) convoca a militância petista e parlamentares do partido a se mobilizarem pela aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto que garante aos médicos brasileiros formados em Cuba o direito de exercer sua profissão em território nacional.
Leia a íntegra:
Resolução sobre o reconhecimento dos diplomas dos médicos brasileiros formados em CubaConsiderando:
- as resoluções aprovadas no 13º Encontro do PT, em abril de 2006 e pela Comissão Executiva Nacional do PT no dia 29 de janeiro de 2007;
- o Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Cultural e Educacional entre o Governo da República Federativa do Brasil e o governo da República de Cuba, para o reconhecimento de títulos de medicina expedidos em Cuba, assinado em setembro de 2006 e;
- a posição intransigente, preconceituosa e corporativa de alguns setores da Câmara dos Deputados, que rejeitaram o Ajuste Complementar em duas comissões daquela Casa e tentam fazer o mesmo no plenário.
A Comissão Executiva Nacional do PT resolve:
- convocar sua militância e seus deputados a mobilizarem-se, junto com as forças políticas e sociais aliadas, pela aprovação do Ajuste Complementar ao Acordo na Câmara dos Deputados, tendo especialmente em conta sua contribuição ao sistema público de saúde, em particular no fortalecimento da medicina preventiva e no atendimento aos 455 municípios brasileiros que não têm um médico sequer para atender à população local;
- sugerir a todos os apoiadores do Ajuste que entrem em contato com os deputados federais, propondo que votem a favor;
- propor aos demais interessados na aprovação do Ajuste a realização de um ato público em Brasília;
- solicitar ao Presidente Lula e ao Presidente da Câmara dos Deputados máxima atenção para o tema. Brasília, 11 de dezembro de 2008Comissão Executiva Nacional
"Indefinido"
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
"Médicos de fato , Médicos de Direito"
Mais dado ao fato e a repercusão que ganhou a ponto de companheiros dos mais diversos cantos do Brasil se manifestarem , resolvi aqui por minhas impressões , nao como algoz ou juiz, mais apenas uma reflexão de um londrinense, também indignado.
Bem vejamos , acho que esse é ato é apenas o reflexo de um processo de ingresso e formação academica que privilegia os mais abastados, por que se você ver salvo raras exeções , de onde vieram aqueles "sapientes" que passaram pelo vestibular , aqueles que tiveram condições de cursar uma escola de boa qualidade no ensino fundamental e medio, (na grande maioria), depois a solvência paternal ,para conseguir fazer um cursinho pre-vestibular e finalmente chegar e ingressar na carreira . . . não tiro aqui os méritos dos que se esforçaram e conseguiram tal objetivo, Medicina 6 anos de formação em curso integral, como manter-se esses seis anos, mais transporte , alimentação, material didatico, e lazer . . .Quantos jovens paranaenses, londrinenses, da zona norte ou de qualquer outro bairro periférico de qualquer cidade deste pais conseguiria concluir tal curso ,sem amparo economico de suas familias . . .
Aonde quero chegar . . .uma grande parcela daqueles que se graduam nas nossas faculdades , aquelas mantidas com o dinheiro dos nossos impostos e contribuições , não tem o minino de gratidão e muito menos respeito por estas instituições , e pior que isso com a sociedade e a parcela menos favorecida desta , que são os que mais utilizam os hospitais universitários do nosso Brasil, estes estudantes dados a sua origem social , veem a escola apenas como um trampolim para ganharem um termo de tratamento, e não a carreira que cursam como uma forma de aliviar as dores do corpo e da alma daqueles que dia a dia por eles são atendidos, sendo assim encaram o fim do curso principalmente o internato (onde se adquire as habilidades clinicas e a relação médico paciente se torna mais intensa) como um verdadeiro calvário, um martirio, prova disso são os antecedentes de outras turmas (Orkut, Preconceito e agora essa farra...).
Li agora pouco um artigo de uma estudante que questionava a estrutura e as deficiencias do curso e do hospital universitário como um todo , não duvido que existam efetivamente, isso é algo comun em quase todo o sistema de saúde , mais ainda assim não justifica contrariar o juramento hipocrático, e um dos seus principais pilares " primeiro , nao fazer dano" .
Por outro lado tambem e consequencia de que não existe um plano onde aqueles que se graduam em universidades publicas retribuir a sociedade o investimento neles feito , 455 municipios sem médico 33 no Paraná, e nem uma politica de serviço social para egressos das universidades públicas isso era algo para se pensar, não é possivel que alguem que custe tão caro a sociedade não de nada em troca a ela , e ainda se ache no direito de vilipendiar as pessoas no momento em que se encontram mais debilitadas , quando ja não contam com sua saúde a pleno.
Para finalizar faço uma comparação com a formação médica que 227 brasileiros receberam em Cuba, uma formação humanistica, altruista e solidária , 6 anos de formação ,longe dos nossos entes queridos, tambem custeada pelo estado (Cubano), tambem tivemos internato e fim de intenato, tambem fizemos festa pelo fim do curso academico, mais a festa foi bem longe do pronto socorro, e sem os jalecos ou estetoscopios, pois lá até a atitude médica mesmo fora do hospital é vista e cobrada , afinal somos guardiões do bem mais precioso da sociedade . .. sua saúde . . .e quando eu vejo coisas assim como aconteceram aqui na minha cidade me entristeço muito pois, com tanta necessidade de médicos , os muitos que aqui se formam parecem não ter compromisso com o seu povo , e nós desejosos de trabalhar e ajudar , a nossa sociedade ,estamos impedidos pela burocracia e pelo fisiologismo de classe, nossa universidade que poderia proceder o processo de certificação que alem disso e sua obrigação, não o faz . . .influenciada por forças ocultas impedem que possamos ingressar no sistema de saúde . Mais enfim fica aqui o meu desabafo e protesto. E que me desculpem os graduados que sim tem compromisso, e se interessam pela dor alheia a este meu mais sincero respeito e na esperança de em breve no encontrarmos e nos tratarmos como colegas de profissão . . ..
"Fora do Ar"
domingo, 30 de novembro de 2008
"ULES"
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
"A volta dos que não foram..."
terça-feira, 25 de novembro de 2008
"Nas Sombras"
"Articulação"
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
"Desde Brasilia"
terça-feira, 18 de novembro de 2008
" Infidelidade Partidária"
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
"Assim caminha a Humanidade. . . "
"Latinobarómetro 2008: Lula é líder ibero-americano mais popular "
A pesquisa Latinobarómetro 2008, publicada nesta sexta-feira (14), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o líder ibero-americano melhor avaliado na região, enquanto o nicaragüense, Daniel Ortega, é o mais impopular.
Lula lidera a avaliação de chefes de governo e de Estado ibero-americanos melhor avaliados, com uma nota de 5,9 (em uma escala de 1 a 7), e conseguiu ultrapassar o rei da Espanha, Juan Carlos I, que tinha liderado a lista durante três anos consecutivos e agora ficou relegado ao segundo lugar, com 5,7.
Em terceiro lugar, ficou o 1º ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, empatado, com 5,5 pontos, com a chefe de governo chilena, Michelle Bachelet, e seu colega paraguaio, Fernando Lugo, avaliado pela primeira vez.
Também estrearam este ano a presidente argentina, Cristina Fernández, que chegou a 4,7, e o nicaragüense Daniel Ortega, que, com um 4, teve a pior nota da lista.
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, alcançou 5,2, seguido do equatoriano Rafael Correa, do mexicano Felipe Calderón e do uruguaio Tabaré Vázquez, todos com um 5, enquanto o presidente boliviano, Evo Morales, obteve 4,8.
O peruano Alan García e o venezuelano Hugo Chávez estão igualados em 4,3, enquanto o ex-líder cubano Fidel Castro e o presidente em fim de mandato dos Estados Unidos, George W. Bush, empatam com 4,2.
A enquete foi realizada entre o dia 1º de setembro e 11 de outubro passado, antes que Ortega fosse acusado de fraude pela oposição nas eleições municipais do dia 9 de novembro. O Latinobarómetro incluiu 20.204 entrevistas, com uma mostra em cada país representativa de 100% da população.
" Os 489 anos da capital Cubana"
Os 489 anos da cidade de Havana capital de Cuba.
A Ceiba do Templete (Foto) tradição religiosa que celebra o aniversário da cidade de Havana
Em Cuba existe uma manera muito particular de celebrar o aniversário da cidade, que se comemora todo dia 16 de novembro, consiste em que as pessoas com ou sem orações, visitam a Ceiba do Templete para que ésta escute seus sentimentos.
Relata a sabedoría popular que as palavras entram pelo seu tronco enrrugado e cinza, são palavras mudas que estão nas maos, nas pontas dos dedos que se estiram para tocar la, nas palmadas que le dão como se esta fosse um familiar, nos braços que se aferram a ela , e a abraçam.
É por isso, que o dia que é celebrada a fundação da cidade de Havana, a mãe das árvores e dos homens, a mãe do mundo, oferece coisas impossíveis.
A Ceiba do Templete, é uma dessas tradições religiosas que se perpetuam cada ano para comemorar o aniversário da cidade, porque é o único dia do ano que Ceiba aceita confissões.
Produto do sincretismo resultado do encontro da cultura africana e da espanhola em terras caribenhas, esta particular celebração é realizada cada 16 de novembro e tem profunda relação com as lendas africanas desta árvorel e das do Orixá Aggayú Solá (principal religião daIlha).
Também une-se outra lenda de origem espanhol que consiste em levantar-se cedinho e ir a Catedral a ouvir em silêncio a chamada "missa dos mudos".
Até os nossos dias, a razão que pode explicar a origem deste hábito anual parece estar baseado em um fato que aparentemente não aconteceu, é que no dia 16 de novembro, dia que foi escolhido em Cuba para venerar patrono da cidade, São Cristóvão, por especial resolução de um breve pontificio foi transferido sua comemoração para esta data (16) -antigamente era celebrado no dia 25 de julho- no entanto para que não coincidira com a celebração do dia de Santiago, patrono da Espanha.
A que outrora foi o principal porto da frota da coroa Espanhola em suas incursões na América, ao completar seus 489 anos, ainda no fundo do mar que banhan a capital da Ilha encontran- se muitos segredos que não foram descobertos.
Declarada Patrimônio da Humanidade en 1982 pela UNESCO, conta com um conjunto artístico e arquitetônico que a fez merecedora deste reconhecimento. Com o tempo, Havana tornou-se capital de Cuba, fazendo dela a sede do governo e das principais instituições nacionais, o mais importante entroncamento econômico, administrativo, cultural e científico do país e o centro do que fazer político e patriótico nacional.
A pleno dia, a cidade é bulício, verde, luz, cor, calor, alegria, bicicletas, cheiro do mar, carros antigos, idosos caminhando, crianças indo para a escola, uma cidade e um povo impregnados de dignidade e de resistência histórica.
Discussões do beisebol, jogos de dominó nas esquinas, gente que comenta de tudo, desde o cotidiano do bairro até o que está acontecendo em qualquer parte do mundo. E na cidade de Havana a solidariedade é respirada de extremo a extremo de seu imponente Malecón.
Enquanto que a noite é serena, ar fresco e rajadas de salitre do mar que a bordea por todos os lados.
O emblemático canhonaço da Fortaleza ja não é um convite a finalizar as atividades. É para alguns o começo da noite, do baile, da paixão, do som, da interiorana; para outros a hora de descansar, estudar, sentar-se a ler, ver televisão, compartilhar com a familia as peripécias diárias.
Ver cair a noite no malecón havaneiro é ser agraciado com os distintos tons do ceú, amalgama de cores que ficam na memória de seus milhares de visitantes.
Sua história
A mais formosa cidade nas portas do Caribe, carregada de uma história excepcional entre seus palácios, mansões coloniaes, praças, ruas com paralelepipedos, igrejas, antigas fortalezas e velhos muros, continua sendo uma lenda e o segredo melhor guardado do Mar do Caribe.
Seus lugares mais emblemáticos concentran-se entre a Praça das Armas de San Francisco, a catedral e a Praça Velha e a rua do Bispo.
A fama de Havana, a maior, melhor fortificada e para muitos a mais bela cidade das Antilhas, se antecipa a própia história de Cuba.
Possuidora de uma simbólica bahía, chamada de Carenas na qual a sombra de suas impactantes fortalezas, se formavan as frotas que escoltadas pelos navios de guerra, transportavam à Espanha as riquezas com as que América contribuiu - a força – com o financiamento Europeu e o resurgimento de um império que se encontrava em decadência.
Existen várias versões sobre sua real data de fundação. A historiografía recolhe vários momentos da fundação de Havana, desde que -segundo garante a mais popular das lendas- cinquenta hombres seleccionados por Diego Velázquez se establecieron en un territorio llamado por los nativos Abana, na costa sul da Ilha na data que alguns inferem seja 5 de julho de 1515 e outros o día 25 do mesmo mês ano. Data esta que leva o nome de São Cristóvão por ser dia 25 de julho dia deste santo nas festividades católicas.
No entanto, foi evidente que as condições naturais da bahía eram melhores, e com a primeira missa, dia 16 de novembro de 1519, se funda oficialmente a Vila de São Cristóvão Havana.
Destacavel fato é que ja no dia 10 de fevereiro de este mesmo ano, havia passado pela bahía Hernán Cortés para começar uma expedição que resultaría na conquista do México, Fato este que apoiaria a razão histórica de seus fundadores, sobre o correto da troca de sede.
Havana, exemplo de luta e resistência histórica, a última colonia Espanhola, a primeira neocolonia norteamericana, logrou alcançar as forças necessárias para em uma mesma geração derrubar duas ditaduras e realizar uma revolução triunfante que dignificó um povo, que desafiou o dominio imperial norteamericano e vive para contar-lo.
A 489 anos da sua fundação, e com mais de quatro décadas de um bloqueio indigno, a cidade de Havana resiste e continua em pé. Graças a revolução cubana, o povo ha livrado suas mais decisivas batalha políticas, expressando do modo mais heróico sua solidariedade com a causa de todos os povos da América Latina e do mundo.
domingo, 16 de novembro de 2008
"Fidel"
A REUNIÃO DE WASHINGTON
Alguns dos governos que nos apóiam, tendo em conta as recentes declarações, não deixam de incluir nas mesmas que o estão fazendo para facilitar a transição em Cuba. Transição para onde? Para o capitalismo, único sistema no qual acreditam religiosamente. Não expressam nem sequer uma única palavra para reconhecer o mérito de um povo que, submetido a quase meio século de ruins sanções econômicas e agressões, defendeu uma causa revolucionária que unida a sua moral e a seu patriotismo deu-lhe forças para resistir.
Também esquecem que, depois das vidas oferendadas e tanto sacrifício defendendo a soberania e a justiça, não se pode oferecer a Cuba o capitalismo na outra beira.
Piscam os olhos para os Estados Unidos sonhando que os ajudará para resolverem seus próprios problemas econômicos, injetando-lhes quantidades fabulosas de moedas de papel a suas cambaleantes economias, que sustentam o intercâmbio desigual e abusivo com os países emergentes.
Só assim podem ser garantidos os lucros multimilionários de Wall Street e dos bancos dos Estados Unidos. Os recursos naturais não renováveis do planeta e a ecologia nem sequer são mencionados. Não se demanda o cessar da carreira armamentista e a proibição do uso possível e provável de armas de extermínio maciço.
Nenhum dos que participarão na reunião, convocada precipitadamente pelo atual Presidente dos Estados Unidos, disse uma palavra sobre a ausência de mais de 150 Estados com iguais ou piores problemas, que não terão direito a dizer uma palavra sobre a ordem financeira internacional, como propôs o Presidente pro tempore da Assembléia Geral das Nações Unidas, Miguel D’Escoto, entre eles a maior parte dos países da América Latina, do Caribe, da África, da Ásia e da Oceania.
Amanhã começa a reunião do G‑20 em Washington. Bush está de parabéns. Ele proclama que da reunião espera uma nova ordem financeira internacional. As instituições criadas por Bretton Woods devem ser mais transparentes, responsáveis e efetivas. É o único que admitiria. Para assinalar a prosperidade de Cuba no passado, falou de que uma vez esteve semeada de campos de cana-de-açúcar. Não disse, com certeza, que era cortada à mão e o império nos arrebatou a cota estabelecida durante mais de meio século, quando a palavra socialismo ainda não fora pronunciada em nosso país, mas sim as de: Pátria ou Morte!
Muitos sonham que com uma simples mudança de comando na chefia do império, aquele seria mais tolerante e menos belicoso. O desprezo por seu atual governante conduz a ilusões da provável mudança do sistema.
Ainda não se conhece o pensamento mais íntimo do cidadão que tomará o comando sobre o tema. Seria sumamente ingênuo acreditar que as boas intenções de uma pessoa inteligente poderiam mudar o que séculos de interesses e egoísmo criaram. A história humana demonstra outra coisa.
Observemos atenciosamente o que cada um diz nesta importante reunião financeira. Choverão notícias. Estaremos todos um bocado mais bem informados.
Fidel Castro Ruz
14 de novembro de 2008
17h35
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
"Conversas"
"Soy Loco por Ti América"
" Rui Barbosa"
"Na mesma"
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
"Ainda na indefinição"
" Protestos"
A impressão que me deu foi , que apesar dos pouco mais de 139 mil votos alcançados por Belinati, o apelo popular em sua defesa , foi (para ser econômico) tímido, muito aquém do que eu imaginava. . .
terça-feira, 28 de outubro de 2008
" E Agora Londrina "
" Dia das causas impossiveis"
" Durou pouco . . . "
E agora joga uma cidade inteira no limbo , na incerteza sem saber exatamente o que acontecerá.
domingo, 19 de outubro de 2008
"Derradeiro"
" O Âncora"
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
"ULES"
É a decandência do movimento estudantil , depois de perderem o título de utilidade pública no ritmo que anda logo ja não haverá mais sede da entidade.
"Ainda sobre a UEM"
Por outro lado existe um grupo de brasileiros e brasileiras graduados em Cuba, sem custar um centavo para os cofres publicos do nosso pais, dispostos a trabalhar e atender a nossa população mais necessitada, se vem impossibilitados do exercicio por atitudes como esta , que visam apenas a proteção ou reserva de mercado, e não exatamente a qualificação profissional e ética destes médicos, inclusive como no caso citado, onde existe uma lei vigorando e diversos pareceres tratando do tema , resolve este ilustre senhor em suspender o processo de revalidação esperando uma "manifestação" do CFM e ABEM, me poupe e os que necessitam de atendimento que sigam esperando .
"E a autonomia Universitária"
Sr. Odarlone,
Informo que o processo de revalidação de diplomas estrangeiros na UEM encontra-se suspenso por prazo indeterminado, aguardando manifestação do CFM e ABEM que visam estabelecer critérios únicos para este processo pelas IES públicas.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Roberto Z. Esteves
Coord. do Curso de Medicina / UEM
Cabe a recordar que o processo ora mencionado é de compentencia exclusiva das universidades públicas brasileiras reguladas pelas normativas CNE/CES 148/2007 - Resoluções CNE/CES n. 8 de 04 de outubro de 2007, CNE/CES n. 4 de novembro de 2001 e pela Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB), juntamente com as decisões e normativas internas de cada faculdade. Respeitando sempre a autonomia universitária e a não ingerencia de organismos externos nestas decisões. Cabendo então ao orgão fiscalizador do exercicio da profissão (CFM) e a ABEM fiscalizar e normatizar as escolas medicas. Sendo assim enquanto não ha uma nova regulação fica valendo a existente e seu cumprimento se faz necessário , a não ser que exista alguma deliberação de alguma instancia universitária contrariando tal observação. Em caso que oficialmente exista essa resolução , gostariamos de ter acesso a mesma.
"Fim do dia"
"Caixão e Vela preta"
"Ibope"
Belinati 46%
Hauly 44% na estimulada
Belinati 42%
Hauly 40% na espontanea,
Hauly que queria e tentou várias vezes impugnar esta pesquisa agora deve estar sentindo - se satisfeito com a posição comoda que lhe deu o resultado, ja no comitê do Belinati ... vai ter gente sem dormir esta noite , buscando explicações para os numeros .
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
"Interessante"
domingo, 12 de outubro de 2008
"De volta ao Combate"
sábado, 11 de outubro de 2008
"PT se manifesta"
Debate Paiquere
" E Agora Londrina "
quinta-feira, 31 de julho de 2008
¿Qué ha cambiado en Cuba?
Raúl Castro cumple dos años como presidente de Cuba. El corresponsal de la BBC pasa revista a un tiempo de cambios.
El general Raúl Castro cumple dos años al frente de Cuba, aunque, para hacerle justicia, hay que decir que su gobierno sólo tiene cinco meses, contando desde su elección por la Asamblea Nacional del Poder Popular (parlamento), el pasado 24 de febrero.
Para analizar objetivamente su actuación, habría que dividirla en tres etapas, una que va desde el 31 de agosto del 2006 hasta finales del año; otra que se extiende desde el 2007 hasta su elección parlamentaria y, la tercera, desde ese día hasta la actualidad.
La primera etapa estuvo marcada por la sorpresa y en ella el mayor logro fue mantener las cosas como estaban: la dirección política unida, el país funcionando, la población tranquila y a los estadounidenses quietos. De una u otra forma, todo eso lo consiguió.
Para los primeros objetivos contó con dos apoyos, el respaldo de su hermano y su propia habilidad para repartir responsabilidades y, por lo tanto, poder.
A los estadounidenses les propuso diálogo y los dejó meses tratando de descifrar el trasfondo de la oferta.
El país real
Pasada la sorpresa, y comprendiendo que su estancia en la primera magistratura no sería temporal, empezó a sentar las bases de su gobierno.
El primer paso parece haber sido sacar a flote al país real, primero en privado y, después, ante el gran público.
Pidió a los secretarios provinciales del Partido Comunista (PCC) y a los dirigentes de grandes empresas que le enviasen críticas al funcionamiento del sistema en sus respectivas áreas de trabajo y propuestas concretas para solucionar los problemas.
"A vuelta de correos" llegó una verdadera avalancha de opiniones que reflejaban las incoherencias de un sistema económico regido por criterios políticos, en el que todo se estructura sobre la base de un modelo ideológico.
Los cambios tenían que ser de fondo, y así lo anunció el 26 de julio de 2007, poco antes de iniciar un debate nacional que hizo públicas las críticas de la población y, sobre todo, le dio el apoyo político necesario para iniciar las futuras transformaciones.
Oposición
Sectores ortodoxos trataron de limitar el debate, pero el general salió inmediatamente a la televisión para decir que no habría temas prohibidos, y, además, les pidió a sus conciudadanos que fueran "valientes" a la hora de expresar sus ideas.
A partir de ese momento, los dirigentes no tuvieron paz. El presidente del parlamento lo sufrió en su propia carne cuando, en una reunión -cuyo video fue publicado por BBC Mundo- jóvenes estudiantes comunistas le reclamaron trasformaciones en el sistema.
En realidad, toda la población pedía cambios. Por todas partes se repetían las mismas protestas contra los bajos salarios, la doble moneda, los problemas del transporte, la escasez de viviendas y -algo que no podía faltar entre cubanos- la necesidad de centros de recreación.
Cambios dentro del sistema
Cuando Raúl Castro recibió los 1,2 millones de críticas de los ciudadanos debe haberse sentido muy tranquilo. Las reformas que le pedían no eran políticas, sino económicas y la mayoría de ellas perfectamente realizable dentro de un socialismo reformado.
Esta percepción fue confirmada por una encuesta clandestina hecha en Cuba, este año, por el Instituto Nacional Republicano de EE.UU.
Sólo el 8,9% de los cubanos consultados le daban prioridad la falta de libertades políticas, mientras el 43% centraba su atención en los problemas económicos.
Por otra parte, los disidentes -20.000, según la opositora Marta Beatriz Roque- no tienen la fuerza ni la influencia social para presionar por la apertura política, mientras que China y Venezuela, los principales socios económicos de Cuba, apoyan abiertamente el sistema.
Así las cosas, el general Raúl Castro llegó al 24 de febrero de 2008 listo para emprender los cambios económicos que la gente reclamaba: la reforma agraria, las mejoras salariales y la eliminación de prohibiciones, entre los más importantes.
Reformas en marcha
Sin lugar a dudas, la de mayor trascendencia será la reforma agraria, ya que se planea distribuir entre los cubanos el 50% de las tierras cultivables y, sobre todo, porque cambiará la estructura organizativa del campo cubano, basada hasta ahora en las granjas-koljos estatales.
Hoy, el 80% de las tierras cultivables está en manos de estas granjas.
Cuando culmine el proceso de entrega de tierras, el 70% del total estará en manos de cooperativas y pequeños campesinos, unos propietarios y otros usufructuarios gratuitos.
Pero no se trata sólo de tierras. Según agencias de prensa extranjeras, también se abrirán líneas de crédito para poder iniciar, continuar o ampliar las siembras.
Al parecer Venezuela e Irán facilitarían los créditos para este primer impulso.
Con la liberación de los topes salariales -según los cuales, por mucho que se trabajara no se podía ganar más- empieza la recuperación del poder adquisitivo del salario.
Además se trata de un crecimiento ligado a la productividad.
Redefiniciones
La justicia social que se pretendía alcanzar con los "topes" terminó restando incentivos al trabajador y, según Raúl Castro, benefició a los "vagos".
El nuevo presidente redefinió el concepto: "Socialismo es igualdad de derechos y de oportunidades, no de ingresos".
Y ese reconocimiento de la diferencia de ingresos de la población lleva a otra de sus medidas: la eliminación de prohibiciones -ingreso a hoteles; posesión de celulares y electrodomésticos- instauradas hace años para impedir que los "nuevos ricos" disfruten más que el "pueblo".
Los miles de celulares, motos y DVD vendidos, y las 10.000 habitaciones reservadas en los hoteles, implican ingresos extras para el Estado que podrán utilizarse en la promoción del resto de las reformas, nuevas casas, mejoras salariales o más autobuses.
Justamente, el transporte es uno de los grandes logros del gobierno. Sólo en la capital, la incorporación de cientos de buses nuevos, durante los últimos 2 años, permitió duplicar -de 450 mil a 846 mil- el número de pasajeros transportados diariamente.
Los viajes interprovinciales mejoraron también sustancialmente con la incorporación de autocares de turismo, al tiempo que se importaron decenas de locomotoras chinas para aumentar la capacidad ferroviaria. Un proceso que continuará en los próximos años.
Los retos
La burocracia y la ortodoxia parecen ser los peores enemigos del proyecto de Raúl Castro.
Ambos males se alimentan del inmovilismo y cualquier cambio en el sistema los afecta, por lo que el gobierno necesitaría neutralizarlos para avanzar más en las reformas.
De ahí que el próximo gran paso -planificado para 2009- sea el Congreso del PCC, que en su calidad constitucional de "órgano rector de la sociedad", deberá avalar y, por lo tanto, institucionalizar las reformas emprendidas por su segundo secretario.
Es difícil saber lo que ocurrirá en el futuro.
Raúl Castro enfrenta otros retos no menos importantes, entre ellos, la palpable apatía de una parte creciente de la población o la cada vez mayor emigración de los jóvenes profesionales.
También el aumento de los precios de los alimentos en todo el mundo agravará los problemas en Cuba, más aún por cuanto ya los ciudadanos se ven obligados a comprar gran parte de ellos en divisas, y con un 240% de impuesto, el IVA más alto del mundo.
Soluciones
Sean cuales fueren las soluciones que el nuevo gobierno quiera aplicar, deberá hacerlo rápido.
De lo contrario, la expectativa creada en la población podría convertirse en desaliento.
La participación de cinco millones de cubanos en los debates no es un cheque en blanco.
El general Raúl Castro parece comprenderlo. En su discurso del pasado 26 de julio, expresó: "Si algo hemos aprendido bien es que el tiempo pasa velozmente. Desperdiciarlo por inercia o vacilación es una negligencia imperdonable".
terça-feira, 8 de julho de 2008
Medicina "Pilantrópica"
Por outro lado neste imenso Brasil existe um sem numero de cidades que sua população nao tem acesso a um profissional da medicina um médico que possa atende lo e minimizar o seu sofrimento , e esta mesma falto de medicos de profissionais é um dos caminhos que facilitam a vida de profissionais inescrupulosos como estes senhor de Santa Catarina, como ir pouco a pouco resolvendo isto . ..
Existe hoje no Brasil um contigente de médicos graduados em Cuba, que não custaram nada pra nossa sociedade, que receberam uma qualificação profissional de alta qualidade, com sentido humano da medicina, dispostos atender as nossas populações mais carentes , homens, e mulheres
que dedicaram anos de estudo e dedicaçao em um país distante , para poderem ajudar o seu país e que hoje se vem impedidos de exercer sua profissão porque um grupo dirigente da classe médica não quer ninguem disputando o seu mercado . . . e enquanto isso milhares de brasileiros , homens, mulheres e crianças, adoecendo, definhando, morrendo por falta de assistencia médica, e por outro lado proliferando práticas espúrias e desmerecedora desta profissão tão bela e tão humana como a medicina.
sábado, 5 de julho de 2008
Festival de Bandas . . .
O evento visa despertar a manisfestação artística e estimular o envolvimento dos nossos jovens com ações de cultura, que visem um melhor aproveitamento dos talentos que existem em cada escola da periferia.
E para ULES serve como um grande ensaio para em breve começar a realizar o Festival de Artes da Ules , que seria como uma grande Bienal dos estudantes secundaristas de Londrina.
Uma exelente alternativa, que conta com o apoio do Sercomtel e da Secretaria de Cultura de Londrina.
Bem Vindos
Que servirá como canal das diversas opiniões que emanan da nossa sociedade , aqui vamos discutir a cidade que vivemos e principalmente a cidade que queremos , passando por nosso estado e país, e além é claro de aprender e saber um pouco mais sobre a vida e cultura cubana , espero que lhes agrada, grande abraço.
Havaneiro