terça-feira, 27 de abril de 2010

Quarto atentado a Onibus em Londrina

Criminosos incendiaram mais um ônibus no Norte do estado. Desta vez, o atentado aconteceu na cidade de Ibiporã, a aproximadamente 15 km de Londrina. Homens armados renderam o motorista de um coletivo da empresa TIL Transportes, na noite da segunda-feira (26), mandaram os passageiros descer, espalharam um líquido inflamável e atearam fogo no veículo.
De acordo com o delegado-chefe da 10ª Subdivisão da Polícia Civil, Sérgio Barroso, o ataque seria uma resposta a prisão de um traficante no fim de semana. Ele classificou a ação como “um ato de vandalismo”. “As informações que obtivemos é que o ‘amigos’ deste traficante revoltados com a prisão dele resolveram incendiar o ônibus”, explicou.
Segundo o delegado de Ibiporã, Marcos Belinati, os bandidos estavam em um ponto de ônibus localizado nas esquinas das Avenidas Londrina e Estudantes, Jardim San Rafael, e deram sinal para o coletivo parar. “Neste momento, um deles entrou armado e mandou o condutor descer. Outros dois homens entraram pela porta de trás, mandaram os passageiros saírem enquanto espalhavam, provavelmente, gasolina”, disse.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou ao local o ônibus já estava completamente destruído pelas chamas. Ninguém ficou ferido.
Esse é o quarto ônibus incendiado na região somente no mês de abril. Nos dias 8 e 9, três coletivos foram queimados em Londrina. As ações seriam uma represália a supostos maus-tratos contra detentos do Centro de Detenção e Ressocialização (CDR). Todos os acusados de participarem dos atentados foram presos.
Ao ser questionado sobre se o fato de Ibiporã teria relação com os atentados de Londrina, Belinati afirmou que qualquer ligação entre os casos é “prematura”. “Não podemos fazer nenhum tipo de afirmação nesta linha, pois os criminosos não deixaram nenhum bilhete no local do crime. Estamos trabalhando e acredito que em breve vamos dar uma resposta à população”, afirmou.
A direção da TIL Transportes não quis se manifestar sobre o atentado. Ela comunicou que está no aguardo dos laudos da perícia e dos depoimentos do motorista e passageiros para se posicionarem sobre o caso.
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon) informou que a entidade, as empresas e a Polícia Militar (PM) irão colocar em prática medidas para reforçar e garantir a segurança de motoristas e passageiros.
Atentados em série
O modo de ação dos criminosos em Ibiporã se assemelha aos ataques praticados em Londrina. Em todos os casos, os bandidos se passaram por passageiros e solicitam a parada dos veículos em pontos de ônibus. As ações também são rápidas. Como os coletivos tem muitos materiais inflamáveis as chamas se alastram rapidamente.
Em Londrina, a Polícia Civil prendeu todos os suspeitos de participarem dos ataques. Segundo a polícia os dois atentados do dia 8 de abril foram praticados pelo mesmo grupo. Já o terceiro, no dia 9, foi praticado por adolescentes e, de acordo com a polícia, não estaria relacionado as primeiras ações.
A conclusão do inquérito policial apontou que a motivação dos ataques foi uma represália de “amigos” de presos do CDR que teriam direito a progressão para o regime semiaberto. “Esses detentos acreditaram que com o mutirão carcerário eles seriam postos no semiaberto ou, se não tivesse vagas, seriam libertados. O que estava totalmente fora da realidade. Como isso não ocorreu ‘amigos’ atearam fogos nos dois primeiros coletivos”, explicou o delegado Sérgio Barroso.

Nenhum comentário:

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed