quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"Realidade Cubana"


Vou postar abaixo um texto de um colega de profissão, e também blogueiro com o qual tive a honra de conviver em Cuba durante 6 anos , e recentemente outro periodo aqui no Brasil. Aproveito para deixar a dica visitem o blog dele vale a pena.

Começo dizendo que sendo a Revista Veja e o Brasil democráticos ao enviar meu texto à revista receberei o mesmo espaço que a Yoani Sanchez para defender minhas idéias. Não é?


Bem a revista Veja é aquela que aceitou o dossiê falso de Daniel Dantas dizendo que Lula tinha contas na Suiça e a mesma que noticicio as supostas escutas da ABIN ao ministro Gilmar Mendes e gerou uma caça às bruchas na Inteligência nacional.

1- NO Brasil menos de 18% da população tem acesso à Internet em tempo integral, Viva as Lam Houses! Lam houses que o senador Eduardo Azeredo deseja limitar e impedir de proliferarem pelo país. Isso porque o PSDB leva o nome democratico na sigla.

69% dos brasileiros nunca clicou nada na Internet : www.novabrasilfm.com.br/noticias/nova-brasil-informa/setenta-e-nove-por-cento-dos-brasileiros-nunca-acessaram-a-internet-diz-ibge/, daí que dizer que o acesso a Net é dificil em um país pobre como Cuba chega a ser piada.

2- Vale a Pena dar uma olhada no livro do Jornalista Altamiro Borges: A ditadura da mídia, ( http://altamiroborges.blogspot.com/2009/07/rovai-resenha-ditadura-da-midia.html ) para ajudar a pensar porque e como os meios de comunicação fazem as pautas das revistas, jornais e TVs. Será que a liberdade de imprensa existe mesmo??? Para quem? Quantas famílias dominam os meios de comunicação no Brasil? ( http://www.fazendomedia.com/editorial.htm ) Que os falecidos ACM da BA e Sérgio Motta guardem seus segredos. É mesmo democrático o acesso aos meios no nosso país?

Alguém já questionou que coisa mais estúpida é o culto às personalidades da TV, Música e esportes? As TVs são conseções públicas e devem ter caráter educativo primeiramente... algum comentário sobre isso no Brasil??? Quando não é corpo nú é pregação religiosa... de programa educativo pouco se vê.

Em Cuba o uso dos meios de comunicação é feito para informar e educar. Lógico há coisas aberrantes como o reaguetown(heheh) mas, nem de longe é a baixaria dos meios no Brasil. Quanto à internet em Cuba, devido às suas limitações ela é voltada para as escolas e locais de trabalho ( http://www.cubaminrex.cu/Sociedad_Informacion/Cifras.htm ) .

Vale lembrar que graças a lei Helms- Burton dos EUA, o msn e o google talk, bloquearam a Cuba para uso destes recursos para evitar conflitos com o departamento de estado dos EUA. Não foi o governo cubano quem impediu o funcionamento dos mesmos.

A blogueira e os demais que estão em Cuba não tem melhor acesso à net devido ao fato de que os EUA impedem que Cuba use o cabo de fibra óptica submarino que passa pelo atlântico e impede o acesso dos cubanos a equipamentos eletrônicos que contenham mais de 10% de itens fabricados nos EUA.

3- Não sei se todos, mas a maioria dos colegas meus que viveram em Cuba 6 anos assim como eu, desejam voltar à ilha e naõ a consideram o Inferno como afirma a blogueira. Detalhe usavámos os ônibus e comíamos a mesma comida que os cubanos.

4- Talvez os estudantes extrangeiros não possam ser bons exemplos sobre querer voltar a Cuba ou gostar de Cuba. Afinal muitos são lá formados para nos países de origem se integrarem à elite estúpida, racista e preconceituosa deste país, que prefere viver em uma guerra civil( de tanta violência) a realizar uma distribuição de renda, educação, terras e cidadania.

Sabe por que estas pessoas podem estudar em Cuba e ir para seus países explorar o próximo? Porque Cuba naõ exige nenhum alinhamento ideológico dos estudantes estrangeiros com o sistema socialista. O único que tentam incutir em nós lá na Ilha é o dever moral para com a vida das pessoas independente de qualquer coisa.



a- Então talvez pudessemos ver a opinião de uma professora minha a quem ajudava a vender a yogurte, a conseguir alunos para aulas particulares e a alugar uma casa que ela tinha fechada e mesmo com tudo isso, com toda dificuldade em comer, trabalhar e até em ter lazer ela nunca desistiu de Cuba e da revolução.

b- Poderíamos ver o exemplo de minha amiga que estudou comigo e que é mãe solteira, pobre e médica graças à Revolução. E que apesar das dificuldades ama seu país.

c- Poderíamos ver ainda minha professora de clínica médica que viveu 03 anos como médica em nome da OMS e viveu na França, Londres e alguns lugares da África e voltou a Cuba. Ela é negra e lésbica.

Pergunto: Quantos médicos negros já lhe atenderam aqui no Brasil???

Tive curiosidade e fui à UFMG em 2006 ver dos 80 alunos que se formavam médicos no 2o semestre quantos eram negros e sabe que número encontrei? 01 rapaz.

Fiquei feliz e fui falar com ele. Sabe o que descobri? Ele era angolano e veio para BH por um intercâmbio.

Faltariam dedos nas mãos para enumerar quantos professores médicos negros deram aulas para mim em Cuba. Ou acaso no Brasil há poucos negros?

5- Todos nós que vivemos em Cuba enfrentamos as dificuldades com Uso da Net, dos transportes, da alimentação e naõ apenas a Blogueira.

Sim, há burocracia. Sim, há funcionários da área de informática das faculdades que acham que são donos dos computadores ali. Mas também há aqueles que lutam para que o uso seja o mais igual possível e aqui menciono ao professor de informática da faculdade 10 de outubro de Havana, Arsénio, quem ajudava o máximo possível aos estudantes para que usassem a internet, já que de nosso grupo a maioria não podia pagar as chamadas telefônicas proibitivas para falar com as famílias.

6- Conheci em Cuba médicos que pedalavam suas bicicletas chinesas sob sol escaldante para ir ao hospital Salvador Allende operar seus pacientes ou atendê-los nas consultas de clínica. Lembro-me em especial de um cirurgião geral e de um dos médicos da terapia intensiva. E nem por passar por estas dificuldades eles exerciam mal sua tarefa, exatamente o contrário.

7- Há erros da Revolução cubana que são de responsabilidade dos cubanos resolver, mas, o maior problema da Ilha é o embargo do EUA. E somente o socialismo pode ser caminho para estas soluções.

8- Muito se fala de repressão aos "dissidentes" em Cuba, mas a anistia internacional não reconhece em Cuba nenhum desaparecido político, execução extra judicial ou torturado. Como estaria a Colômbia onde mais se matam sindicalistas no mundo ou a Argentina e o Brasil e seus mortos no campo e as vítimas de esquadrões das polícias nas cidades, dá para dizer que Cuba é ditadura?

9- O governo dos EUA destinou no ano de 2006 a cifra de 50 milhões de dólares americanos para financiar os grupos contrarevolucionários em Cuba.

10- Muitas vezes é a polícia cubana quem tem de proteger os ditos dissidentes. Um dissidente recebe em Cuba todos os seus direitos básicos: Saúde e educação e vive muitas vezes melhor que os reais trabalhadores do país que cortam cana, que fazem plantões médicos, que vendem pizzas e resfrescos nas ruas, que os que vendem jornais, que dirigem taxis

11- Quantos à falhas dos cubanos elas são aquelas que nos fazem sentir tristeza por ver hábitos capitalistas que chegam a este local único no mundo e tão mais igualitário que o Brasil.

12- A felicidade em Cuba não é passar a noite de sábado comendo esfirras no Habbib's.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fidel vai ser jogado na lixeira da história como foi Stalin, Lenin, Mao tse-tung, e tantos outros assassinos. Fidel é lixo

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed