terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lula diz que crise encerrou ciclo dos mineiros de Valadares nos EUA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na tarde desta terça-feira (9) que a crise econômica mundial encerrou o terceiro ciclo de desenvolvimento de Governador Valadares, em Minas Gerais. “A crise transformou nossos mineiros que foram para os EUA tentar a sorte em pessoas desesperançadas”, disse. Em visita ao município, Lula defendeu que a cidade precisa redescobrir caminhos para seu desenvolvimento, que também já teria sido baseado na mineração e na pecuária.

Em discurso ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, Lula defendeu os investimentos do governo federal na cidade na construção de uma escola federal, uma universidade e na habitação e saneamento. “Governador Valadares está empobrecida como outras cidades brasileiras”, disse. Citando a presença de cidadãos de Valadares no exterior, ele afirmou que a cidade já viveu três ciclos econômicos: extração de pedras preciosas, pecuária e o envio de dinheiro por parte de migrantes.

Segundo Lula, esse quadro serve como provocação para discutir o futuro do município. Ele disse acreditar que o investimento em educação pode ajudar que empresários optem por realizar investimentos na cidade, já que haverá maior oferta de mão de obra qualificada. Lembrou ainda que a crise econômica levou à paralisação do investimento em uma fábrica de celulose na cidade, mas que a cidade não pode “chorar o leite derramado”.

Estado forte
O presidente aproveitou a reflexão sobre a crise para defender a política do governo de investimento na economia. Ele classificou como um “debate mofado” as críticas que apontam que o governo inchou a máquina pública. “Esse debate está superado. Não acreditamos em um debate mínimo”, afirmou. Além de citar projetos como o Luz Para Todos e o Projovem, defendeu que foi o governo quem salvou a economia em crise. “Aceitamos sugestão, mas não aceitamos intromissão exagerada”. Leia mais notícias de Política

Nenhum comentário:

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed