domingo, 30 de novembro de 2008

"ULES"

É gente boa, hoje foi posto fim a uma novela quase interminavel, sobre a Ules, e seu 38 congresso, elegeu-se a nova diretoria, com a presença massiva e fenomenal de "DEZENAS" de centenas de milhares de estudantes secundaristas da cidade de Londrina,(ironia à parte) onde tudo transcorreu de forma tranquilha, a surpresa ficou apenas por parte de antigos aliados como o PC do B, que ventilou não reconhecer tal instância (fica a dúvida se apesar . . . participará da diretoria), por outro lado a juventude do PDT que ensaiou ir pro embate acabou participando, legitimando, e ainda indicando um cargo para a nova diretoria, PTB e PPS não participaran, e a juventude do PSoL, passou por lá para dar um alô para a platéia. "Rei morto , rei posto" . . . (se diz em Cuba), foi se Denis , entra André e pra frente Ules e movimento estudantil. Reservo a dizer para concluir que com certeza haverá chiadeira sobre a legalidade ou não do congresso, mais uma coisa é certa , todos os presentes se empenharam em deixar claro suas disposições em levar a Ules e o movimento estudantil de Londrina para um plano mais atuante , perceptivo e politizado e menos partidarizado, é o que esperamos , sucesso, paciência e juizo a nova diretoria é o desejo deste blog.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"A volta dos que não foram..."


Interessante a declaração do vereador Tercilio Turini (PPS) (ex-PSDB) de que poderia ser candidato a prefeito em uma eventual nova eleição em Londrina, no periodo pré-convenções foi sondado por todos os partido que acreditavam que ele seria o vice dos sonhos , mas naquele momento "escorregou mais do que sapato de vidro em pau de sebo", e não aceitou ser vice de nenhum candidato, para depois levar o PPS a compor com o candidato Barbosa Neto do (PDT), (ação da qual dever estar arrependido de ter feito após as inúmeras denúncias que pesaram contra Barbosa e seu apoio à Belinati).

Na justificativa para não disputar , Turini citou ''dificuldades de estruturação da campanha em nível similar à dos demais concorrentes'' e também a atual crise no Legislativo, que se arrasta há mais de cinco meses. Desde então, nove dos 18 eleitos tiveram seus nomes citados em denúncia de formação de quadrilha, dois renunciaram ao mandato e duas prisões foram feitas - além de três afastamentos mantidos pela Justiça, e outros quatro cujo pedido deve ser analisado hoje. O vereador alega que ''está difícil'' o panorama para quem quiser pedir votos ao eleitor, este ano.(Folha de Londrina 18/06/08)

Agora me pergunto ficou mais facil pedir votos agora ? A crise da camara já é efetivamente coisa do passado? Terá o vereador menos dificuldades em estruturar a campanha neste momento? Os ataques que poderia sofrer e expor sua vida pregressa ja não o preocupam? A meu ver parece mais um meia culpa por não ter tido a ousadia de disputar , e uma justificativa à composição feita no primeiro turno, que deixou o PPS bem menor do que era. E tambem uma exelente oportunidade para estar na midia, pois 2010 está próximo. . .

terça-feira, 25 de novembro de 2008

"Nas Sombras"

Circula por ai a boca pequena, que um grupo de vereadores que vem já a algum tempo reunindo se para tratar o tema do próximo presidente da casa (e virtual prefeito interino), já começa a interiorizar a indicação do vereadorer Jairo Tamura (PSB), que seria o que teria menor resistência entre todas as forças partidarias. É esperar para ver .

"Articulação"

No último domingo se reuniram em Londrina, prefeitos, vice prefeitos e vereadores eleitos pelo PT na região de Londrina, o encontro acontenceu no Hotel Tomazzi, com a presença de dirigentes estaduais e municipais do partido, entre eles o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo, o Dep Federal André Vargas, a Secretária de Estado Lygia Puppato , a presidente do Pt estadual Gleyce Hoffman, entre outros , debaateram sobre a organização partidaria a partir dos municipios , alem disso uma breve pincelada sobre 2010, na expectativa de ter um partido organizado para disputar a sucessão do presidente Lula, e pavimentar uma via ao palacio do Iguaçu.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

"Desde Brasilia"


Nestes dias acontece em Brasilia, reunião com o grupo de trabalho dos Ministérios da Educação, Saúde e Relações Internacionais, onde será apresentado o projeto piloto para revalidação dos diplomas de medicina obtidos em Cuba, a expectativa e que se somem esforços para que o projeto incorpore sugestões dos revalidandos, apesar que existe um forte lobby contrário do Conselho Federal de Medicina, de qualquer projeto que represente mais profissionais no mercado. É esperar para ver, a reunião acontece no dia 21 a partir das 09:00 hrs na sede da OPS (Organização Panamericana da Saúde) no Distrito Federal

terça-feira, 18 de novembro de 2008

" Infidelidade Partidária"


O deputado federal André Vargas criticou o debate que está sendo criado sobre a possível aprovação do projeto que abre uma janela para que parlamentares troquem de partido em determinado período antes das eleições sem que desrespeitem a ação de infidelidade referendada pelo STF.Para o deputado federal, a criação da janela pode ser um reflexo de inaptidão por parte da Câmara, já que estão deixando de lado a discussão de uma reforma política ampla e séria, para discutir um assunto isolado.“Segundo informações, ficará para depois da eleição da Câmara a aprovação da Reforma Política. Seria uma desmoralização para o Congresso Nacional, e em particular para esta Casa, se depois de tanto nos esforçarmos por uma Reforma Política, virmos aprovada apenas a janela da infidelidade, que é o que está se desenhando. Isso significaria o reconhecimento da nossa incompetência. Por que não se discute a Reforma Política como um todo?”, questionou Vargas.De acordo com o deputado federal, a reflexão é a de que os deputados não podem entrar nessa. Não devem tratar a fidelidade partidária apenas como um arranjo de forças para que as pessoas possam se eleger. Tem de discutir a questão de forma séria. Precisam reformar a Lei Geral dos Partidos, discutir as coligações proporcionais e a existência dessa profusão de partidos, que agora são mais de 30.“O problema está em se vamos, ou não, abrir a possibilidade de um Parlamentar se desfiliar um mês antes das eleições. Lembro que as eleições ocorrem no Brasil de dois em dois anos. Dessa forma, num período de quatro anos haveria duas possibilidades de troca parlamentar, fato que terminaria por institucionalizar a infidelidade partidária”. André Vargas propõe então um debate amplo para o assunto: “Como exigir, portanto, identidade ideológica com essa quantidade de partidos? E a questão do financiamento eleitoral? Temos 5.500 municípios no Brasil, sendo que as grandes maiorias são pequenos municípios, onde o poder econômico se faz valer. Fica claro e nítido o investimento de massa também nos grandes municípios. Mas as eleições são mudadas e alteradas ao sabor do poder econômico: quanto menor mais difícil disputar uma eleição. Que democracia queremos com esse tipo de debate enviesado? Portanto, mesmo que a Casa Civil sinalize qualquer coisa, sou absolutamente contrário à abertura de qualquer janela para infidelidade partidária, que é esse o nome que se deve dar”.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

"Assim caminha a Humanidade. . . "

O Senador Osmar Dias (PDT-PR), em entrevista à uma rádio local, afirmou a disposição de seu partido em manter as composições ja formadas na última eleição municipal na capital, para a disputa do governo do estado (leia-se PSDB e Cia), ainda que não descarta conversas com os demais partidos do estado. Agora é interessante imaginar que espaço o ilustre parlamentar encontrará em uma composição PSDB-PDT , já que no primeiro sobram "estrelas" para disputar o cargo de governador, e no segundo o própio Osmar Dias e a referência, será que o nobre parlamentar que quase foi governador . . . vai abrir mão deste projeto(de ousadia e mudança) , para continuar como um mandato, na dúvida de não poder disputar ou disputar e perder? Penso que ser formará no Paraná uma grande frente de Centro-Direita comandada pelos partidos mencionados, Outra de Centro com uma candidato do PMDB, e outra de esquerda com um candidato do PT e aliados e outros nanicos

"Latinobarómetro 2008: Lula é líder ibero-americano mais popular "





A pesquisa Latinobarómetro 2008, publicada nesta sexta-feira (14), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o líder ibero-americano melhor avaliado na região, enquanto o nicaragüense, Daniel Ortega, é o mais impopular.
Lula lidera a avaliação de chefes de governo e de Estado ibero-americanos melhor avaliados, com uma nota de 5,9 (em uma escala de 1 a 7), e conseguiu ultrapassar o rei da Espanha, Juan Carlos I, que tinha liderado a lista durante três anos consecutivos e agora ficou relegado ao segundo lugar, com 5,7.
Em terceiro lugar, ficou o 1º ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, empatado, com 5,5 pontos, com a chefe de governo chilena, Michelle Bachelet, e seu colega paraguaio, Fernando Lugo, avaliado pela primeira vez.
Também estrearam este ano a presidente argentina, Cristina Fernández, que chegou a 4,7, e o nicaragüense Daniel Ortega, que, com um 4, teve a pior nota da lista.
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, alcançou 5,2, seguido do equatoriano Rafael Correa, do mexicano Felipe Calderón e do uruguaio Tabaré Vázquez, todos com um 5, enquanto o presidente boliviano, Evo Morales, obteve 4,8.
O peruano Alan García e o venezuelano Hugo Chávez estão igualados em 4,3, enquanto o ex-líder cubano Fidel Castro e o presidente em fim de mandato dos Estados Unidos, George W. Bush, empatam com 4,2.
A enquete foi realizada entre o dia 1º de setembro e 11 de outubro passado, antes que Ortega fosse acusado de fraude pela oposição nas eleições municipais do dia 9 de novembro. O Latinobarómetro incluiu 20.204 entrevistas, com uma mostra em cada país representativa de 100% da população.

Fonte Terra

" Os 489 anos da capital Cubana"

Passe Furacão, frio ou nao, os fiéis não faltam ao seu encontro com a árvore. Todo 16 de Novembro, as 00:00 horas alguém joga moedas aos pés da árvore, e as portas do templete estão abertas.




Os 489 anos da cidade de Havana capital de Cuba.

A Ceiba do Templete (Foto) tradição religiosa que celebra o aniversário da cidade de Havana

Em Cuba existe uma manera muito particular de celebrar o aniversário da cidade, que se comemora todo dia 16 de novembro, consiste em que as pessoas com ou sem orações, visitam a Ceiba do Templete para que ésta escute seus sentimentos.
Relata a sabedoría popular que as palavras entram pelo seu tronco enrrugado e cinza, são palavras mudas que estão nas maos, nas pontas dos dedos que se estiram para tocar la, nas palmadas que le dão como se esta fosse um familiar, nos braços que se aferram a ela , e a abraçam.
É por isso, que o dia que é celebrada a fundação da cidade de Havana, a mãe das árvores e dos homens, a mãe do mundo, oferece coisas impossíveis.
A Ceiba do Templete, é uma dessas tradições religiosas que se perpetuam cada ano para comemorar o aniversário da cidade, porque é o único dia do ano que Ceiba aceita confissões.
Produto do sincretismo resultado do encontro da cultura africana e da espanhola em terras caribenhas, esta particular celebração é realizada cada 16 de novembro e tem profunda relação com as lendas africanas desta árvorel e das do Orixá Aggayú Solá (principal religião daIlha).
Também une-se outra lenda de origem espanhol que consiste em levantar-se cedinho e ir a Catedral a ouvir em silêncio a chamada "missa dos mudos".
Até os nossos dias, a razão que pode explicar a origem deste hábito anual parece estar baseado em um fato que aparentemente não aconteceu, é que no dia 16 de novembro, dia que foi escolhido em Cuba para venerar patrono da cidade, São Cristóvão, por especial resolução de um breve pontificio foi transferido sua comemoração para esta data (16) -antigamente era celebrado no dia 25 de julho- no entanto para que não coincidira com a celebração do dia de Santiago, patrono da Espanha.

Hoje e sempre Havana
A que outrora foi o principal porto da frota da coroa Espanhola em suas incursões na América, ao completar seus 489 anos, ainda no fundo do mar que banhan a capital da Ilha encontran- se muitos segredos que não foram descobertos.
Declarada Patrimônio da Humanidade en 1982 pela UNESCO, conta com um conjunto artístico e arquitetônico que a fez merecedora deste reconhecimento. Com o tempo, Havana tornou-se capital de Cuba, fazendo dela a sede do governo e das principais instituições nacionais, o mais importante entroncamento econômico, administrativo, cultural e científico do país e o centro do que fazer político e patriótico nacional.
A pleno dia, a cidade é bulício, verde, luz, cor, calor, alegria, bicicletas, cheiro do mar, carros antigos, idosos caminhando, crianças indo para a escola, uma cidade e um povo impregnados de dignidade e de resistência histórica.
Discussões do beisebol, jogos de dominó nas esquinas, gente que comenta de tudo, desde o cotidiano do bairro até o que está acontecendo em qualquer parte do mundo. E na cidade de Havana a solidariedade é respirada de extremo a extremo de seu imponente Malecón.
Enquanto que a noite é serena, ar fresco e rajadas de salitre do mar que a bordea por todos os lados.
O emblemático canhonaço da Fortaleza ja não é um convite a finalizar as atividades. É para alguns o começo da noite, do baile, da paixão, do som, da interiorana; para outros a hora de descansar, estudar, sentar-se a ler, ver televisão, compartilhar com a familia as peripécias diárias.
Ver cair a noite no malecón havaneiro é ser agraciado com os distintos tons do ceú, amalgama de cores que ficam na memória de seus milhares de visitantes.
Sua história
A mais formosa cidade nas portas do Caribe, carregada de uma história excepcional entre seus palácios, mansões coloniaes, praças, ruas com paralelepipedos, igrejas, antigas fortalezas e velhos muros, continua sendo uma lenda e o segredo melhor guardado do Mar do Caribe.
Seus lugares mais emblemáticos concentran-se entre a Praça das Armas de San Francisco, a catedral e a Praça Velha e a rua do Bispo.
A fama de Havana, a maior, melhor fortificada e para muitos a mais bela cidade das Antilhas, se antecipa a própia história de Cuba.
Possuidora de uma simbólica bahía, chamada de Carenas na qual a sombra de suas impactantes fortalezas, se formavan as frotas que escoltadas pelos navios de guerra, transportavam à Espanha as riquezas com as que América contribuiu - a força – com o financiamento Europeu e o resurgimento de um império que se encontrava em decadência.
Existen várias versões sobre sua real data de fundação. A historiografía recolhe vários momentos da fundação de Havana, desde que -segundo garante a mais popular das lendas- cinquenta hombres seleccionados por Diego Velázquez se establecieron en un territorio llamado por los nativos Abana, na costa sul da Ilha na data que alguns inferem seja 5 de julho de 1515 e outros o día 25 do mesmo mês ano. Data esta que leva o nome de São Cristóvão por ser dia 25 de julho dia deste santo nas festividades católicas.
No entanto, foi evidente que as condições naturais da bahía eram melhores, e com a primeira missa, dia 16 de novembro de 1519, se funda oficialmente a Vila de São Cristóvão Havana.
Destacavel fato é que ja no dia 10 de fevereiro de este mesmo ano, havia passado pela bahía Hernán Cortés para começar uma expedição que resultaría na conquista do México, Fato este que apoiaria a razão histórica de seus fundadores, sobre o correto da troca de sede.
Havana, exemplo de luta e resistência histórica, a última colonia Espanhola, a primeira neocolonia norteamericana, logrou alcançar as forças necessárias para em uma mesma geração derrubar duas ditaduras e realizar uma revolução triunfante que dignificó um povo, que desafiou o dominio imperial norteamericano e vive para contar-lo.
A 489 anos da sua fundação, e com mais de quatro décadas de um bloqueio indigno, a cidade de Havana resiste e continua em pé. Graças a revolução cubana, o povo ha livrado suas mais decisivas batalha políticas, expressando do modo mais heróico sua solidariedade com a causa de todos os povos da América Latina e do mundo.
(Retirado de Telesur)

domingo, 16 de novembro de 2008

"Fidel"

Reflexões do companheiro Fidel
A REUNIÃO DE WASHINGTON

Alguns dos governos que nos apóiam, tendo em conta as recentes declarações, não deixam de incluir nas mesmas que o estão fazendo para facilitar a transição em Cuba. Transição para onde? Para o capitalismo, único sistema no qual acreditam religiosamente. Não expressam nem sequer uma única palavra para reconhecer o mérito de um povo que, submetido a quase meio século de ruins sanções econômicas e agressões, defendeu uma causa revolucionária que unida a sua moral e a seu patriotismo deu-lhe forças para resistir.
Também esquecem que, depois das vidas oferendadas e tanto sacrifício defendendo a soberania e a justiça, não se pode oferecer a Cuba o capitalismo na outra beira.
Piscam os olhos para os Estados Unidos sonhando que os ajudará para resolverem seus próprios problemas econômicos, injetando-lhes quantidades fabulosas de moedas de papel a suas cambaleantes economias, que sustentam o intercâmbio desigual e abusivo com os países emergentes.
Só assim podem ser garantidos os lucros multimilionários de Wall Street e dos bancos dos Estados Unidos. Os recursos naturais não renováveis do planeta e a ecologia nem sequer são mencionados. Não se demanda o cessar da carreira armamentista e a proibição do uso possível e provável de armas de extermínio maciço.
Nenhum dos que participarão na reunião, convocada precipitadamente pelo atual Presidente dos Estados Unidos, disse uma palavra sobre a ausência de mais de 150 Estados com iguais ou piores problemas, que não terão direito a dizer uma palavra sobre a ordem financeira internacional, como propôs o Presidente pro tempore da Assembléia Geral das Nações Unidas, Miguel D’Escoto, entre eles a maior parte dos países da América Latina, do Caribe, da África, da Ásia e da Oceania.
Amanhã começa a reunião do G‑20 em Washington. Bush está de parabéns. Ele proclama que da reunião espera uma nova ordem financeira internacional. As instituições criadas por Bretton Woods devem ser mais transparentes, responsáveis e efetivas. É o único que admitiria. Para assinalar a prosperidade de Cuba no passado, falou de que uma vez esteve semeada de campos de cana-de-açúcar. Não disse, com certeza, que era cortada à mão e o império nos arrebatou a cota estabelecida durante mais de meio século, quando a palavra socialismo ainda não fora pronunciada em nosso país, mas sim as de: Pátria ou Morte!
Muitos sonham que com uma simples mudança de comando na chefia do império, aquele seria mais tolerante e menos belicoso. O desprezo por seu atual governante conduz a ilusões da provável mudança do sistema.
Ainda não se conhece o pensamento mais íntimo do cidadão que tomará o comando sobre o tema. Seria sumamente ingênuo acreditar que as boas intenções de uma pessoa inteligente poderiam mudar o que séculos de interesses e egoísmo criaram. A história humana demonstra outra coisa.
Observemos atenciosamente o que cada um diz nesta importante reunião financeira. Choverão notícias. Estaremos todos um bocado mais bem informados.

Fidel Castro Ruz
14 de novembro de 2008
17h35

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

"Conversas"

Hoje um grupo de 8 vereadores "novatos" se reuniram em lugar incerto e não sabido, para entre outras coisas tratarem sobre a sucessão na presidência do legislativo municipal, voz corrente era que : " se se mantiverem unidos (este grupo) terão boas chances na disputa pela presidência, e assim conduzir uma politica propositiva e oxigenada" . . . é isso ai "passos curtos , vista longa" ja diria um sábio cubano . ...

"Soy Loco por Ti América"

O que parecia impossivel aconteceu . . . os estadounidenses elegeram o primeiro presidente negro de sua história, uma vitória carregada de simbolismo e que enche de esperança e expectativa milhares de povos , paises, raças, e credos que se misturam e criam uma idiosincrasia única naquele país, e para nós extranjeiros resta acreditar que em política externa este novo governo seja mais diplomatico e menos belicista, e também torcermos para o sucesso de Barack Obama, pois as dificuldades que terá que enfrentar na condução dos EUA neste momento não são simples . . .

" Rui Barbosa"

Hoje cumpriria 159 anos de idade um grande brasileiro Rui Barbosa, e o blog não poderia deixar de homenagear lo ainda que com uma simples postagem.

"Na mesma"

Ainda os londrinenses seguem sem saber quem será efetivamente o futuro prefeito de Londrina, na expectativa que a justiça resolva este impasse . . . por outro lado nos corredores da camara municipal o clima anda subindo em relação as conversas sobre o próximo presidente da casa , que poderá ser inclusive o chefe do executivo nos primeiros meses do ano é aguardar para ver.

Visitas

FEEDJIT Live Traffic Feed